Cinema

Oscar | Academia faz história e indica pela primeira vez duas mulheres como Melhor Diretor

Pela primeira vez na história de quase um século do Oscar, mais de uma diretora…

Pela primeira vez na história de quase um século do Oscar, mais de uma diretora foi indicada na categoria de Melhor Diretor.

Os diretores Chloé Zhao (Nomadland) e Emerald Fennell (Bela Vingança) foram nomeadas ao 93º Oscar, e Zhao é também a primeira mulher não branca a ser indicada na categoria de direção.

No total, apenas cinco mulheres foram indicadas na categoria de melhor diretor. A primeira delas aconteceu em 1977 e foi Lina Wertmüller por “Pasqualino das Sete Beldades”, seguida por Jane Campion (O Piano, 1994), Sofia Coppola (Encontros e Desencontros, 2003), Kathryn Bigelow (Guerra ao Terror, 2010) e Greta Gerwig (Lady Bird, 2018). Bigelow é a primeira e única mulher a vencer na categoria.

Zhao também bateu outro recorde para as mulheres. Ela é a única mulher a receber quatro indicações em um único ano. Foi indicada nas categorias de Melhor Edição, Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Diretor e Melhor Filme (já que é uma das produtoras).

Fennell, que é a primeira mulher estreante na direção a ser indicado ao prêmio da Academia, recebeu três indicações (Melhor Diretor, Melhor Roteiro e Melhor Filme)

Os vencedores do Oscar 2021 serão anunciado em 25 de Abril de 2021.