Roteirista de ‘Liga da Justiça’ pediu para tirar seu nome dos créditos da versão de Joss Whedon
E o roteirista afirmou que o corte lançado por Whedon e a Warner nos cinemas foi "um ato de vandalismo"

Agora que, finalmente, Zack Snyder apresentou ao mundo sua visão da “Liga da Justiça”, o roteirista Chris Terrio comentou em uma entrevista para a Vanity Fair sobre problemas de bastidores envolvendo o filme da DC, com Snyder abandonando o projeto e sendo substituido por Joss Whedon. O roteirista vencedor do Oscar por “Argo”, foi trazido para colaborar no roteiro de “Batman v Superman: A Origem da Justiça” à pedido de Ben Affleck. Terrio ficou para a “Liga da Justiça” de Snyder, porém seu roteiro foi revisado pela Warner após a entrada Joss Whedon que embarcou para supervisionar a pós-produção e dirigir as refilmagens. Terrio chamou o corte final de Whedon e da Warner de “um ato de vandalismo “.
“Eu estava em LA na época, trabalhando em‘ Star Wars ’[‘A Ascenção Skywalker ’],” Terrio disse sobre a primeira vez que assistiu ao corte de Whedon. “Eu estava no lado oeste de Los Angeles, trabalhando com J.J. [Abrams] na época, e eu dirigi para o estúdio e sentei e assisti algumas semanas antes do lançamento. Imediatamente liguei para meu advogado e disse: ‘Quero tirar meu nome do filme’. [O advogado] então ligou para a Warner Bros. e disse a eles que eu queria fazer isso ”.
Como o filme já havia sido finalizado e enviado para os exibidores, remover o nome de Terrio dos créditos exigiria que novas impressões e cópias do filme fossem feitas e, portanto, seria necessário um atraso no lançamento. Foi quando Terrio decidiu não seguir com seu plano de tirar seu nome da edição de Whedon, já que “seria um escândalo internacional”.
“Então eu calei a boca e não disse nada publicamente”, disse Terrio. “Eu nunca disse nada sobre ‘Liga da Justiça’ desde então, mas o filme não representa meu trabalho … [Remover meu nome] teria criado uma onda inteira de publicidade negativa que eu acho que teria tornado a situação ainda pior para os atores e para todos os artistas que trabalharam nele, para todos os tipos de pessoas. Mas estou extremamente feliz que a versão de Zack Snyder de ‘Liga da Justiça’ seja a que está em primeiro lugar na minha página IMDb. ”
Terrio não foi convidado para a estreia da edição de Whedon e disse: “Nunca mais assisti ao filme”. A “Liga da Justiça” de 2017 foi lançada com Terrio compartilhando o crédito do roteiro com Joss Whedon. Em “Liga da Justiça de Zack Snyder”, lançado para o streaming via HBO Max e aluguel online no mês passado, Terrio possui crédito único de roteirista.