Crianças fazem protesto no ‘Roblox’ após novas regras do chat: “afasta de nois esse cale se”; vídeo
Revolta dos baixinhos virou meme nas redes sociais

Usuários do “Roblox” passaram a realizar um protesto virtual dentro da própria plataforma após a adoção de novas regras para o uso do chat, criadas com o objetivo de tornar o ambiente mais seguro para crianças e adolescentes. Imagens e vídeos das manifestações têm circulado como memes em outras redes sociais, chamando atenção pelo tom de revolta dos jogadores.
Entre os alvos mais citados nos cartazes virtuais está o YouTuber Felca, influenciador que ganhou projeção nacional ao levantar o debate sobre a adultização infantil no ambiente digital. Dentro do jogo, avatares aparecem segurando mensagens críticas e até ofensivas, associando o nome do criador de conteúdo às mudanças recentes na plataforma.

Desde o início do ano, usuários do Roblox precisam passar por um processo de verificação de idade para utilizar funções de conversa. Até os 13 anos, a verificação facial é obrigatória, mesmo com autorização dos responsáveis legais. Após a confirmação da idade, o usuário só pode interagir por chat com jogadores da mesma faixa etária.
A medida gerou insatisfação principalmente porque recursos populares, como chat da Experiência, conteúdo restrito, Voz da Turma e chat sem filtros com conexões confiáveis, passaram a ter acesso limitado. Em nota, a plataforma afirma que pretende ampliar funcionalidades dentro desse novo modelo de segurança.
nao to aguentando o protesto do roblox pic.twitter.com/K3oQMCXxfa
— vitinho brandao (@MundoBrandao) January 14, 2026
Dentro do ambiente virtual, os protestos se manifestam por meio de avatares e caixas de texto em formato de cartaz. Embora não seja possível afirmar que apenas crianças participem da mobilização, muitos dos textos exibem erros gramaticais típicos do início da alfabetização, como palavras escritas de forma incorreta, a exemplo de “justissa”.
Felca afirmou nas redes sociais que chegou a receber ameaças relacionadas ao fim do chat no Roblox. A associação entre o influenciador e as mudanças se intensificou após ele ganhar destaque, em 2025, com um vídeo que reacendeu o debate sobre a exposição precoce de crianças nas redes sociais e plataformas digitais.
e a minha irmazinha que virou presa política no roblox https://t.co/A37t0hNd8b pic.twitter.com/5dp7QX6psN
— bruna petit gatinha (@laurenutts) January 14, 2026
O caso teve desdobramentos fora do ambiente virtual. A Câmara dos Deputados aprovou a chamada “Lei Felca”, projeto que tramitava desde 2022 e que obriga serviços de tecnologia voltados ao público adulto, como videogames, sites e redes sociais, a adotarem mecanismos que impeçam o acesso de crianças e adolescentes.
- Nintendo Switch 2 chega ao Brasil: veja preços, novidades e compatibilidade do console
Crianças fazem protesto no ‘Roblox’ após novas regras do chat; assista ao vídeo
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pic.twitter.com/5e26YKdFt0
— Zero (@oTioZero) January 14, 2026
Crianças jogadoras de Roblox usando a música "Calice", de Chico Buarque, em protestos contra as novas atualizações feitas no jogo. pic.twitter.com/UEL9v6WZ5m
— acervo chico buarque (@acervybuarque) January 14, 2026