Especial

Crítica: Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) – Especial Wizarding World

Sempre quando chego em “O Enigma do Príncipe” sou acometido por um sono profundo e…

Sempre quando chego em “O Enigma do Príncipe” sou acometido por um sono profundo e não consigo passar dos primeiros 30 minutos na primeira tentativa. Talvez por ser um filme mais lento e mais concentrado em organizar as peças do tabuleiro para o grande desfecho. Mas não deixa de ser uma obra sóbria, competente e com alguns momentos emocionalmente memoráveis.

Dirigido novamente por David Yates, “O Enigma do Príncipe” é o começo definitivo do fim. Harry vai descobrir segredos importantes e ações necessárias para destruir Lord Voldemort. É um episódio criado para se aprofundar não somente na história de Voldemort, como na de outros personagens essenciais à narrativa.

Mas um dos pontos fundamentais no filme é a relação de Harry com Dumbledore. Aqui temos não somente um desfecho emocionante para esta amizade, mas uma das entregas mais marcantes de Michael Gambom no personagem.

Como é habitual em quase todo filme de Harry Potter, temos sub tramas que em nada acrescentam e colaboram para um humor adolescente que exagera. E Ron Weasley (Rupert Grint) é o responsável por muitos desses momentos.

“Harry Potter e o Enigma do Príncipe” pode não ser memorável ou marcante como outros capítulos da saga, mas possui sua importância e peso emocional necessários para o desenvolvimento dessa história de sete livros (e oito filmes). A ambientação soturna e opressora mantida por Yates é importante para criar esta sensação de que estamos, de dato, à caminho do fim. Sem finais fechados agora, até o episódio final é angústia atrás de angústia. É tensão atrás de tensão.

Harry Potter and the Half Blood Prince/EUA, REINO UNIDO – 2009

Dirigido por: David Yates

Com: Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint, Michael Gambon, Alan Rickman, Jim Broadbent, Julie Walters, Ralph Fiennes, Helena Bohan Carter…

Sinopse: Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch).

Harry Potter and the Half-Blood Prince (2009) - IMDb