PREMIAÇÃO

Filme ‘O Agente Secreto’ é escolhido para representar o Brasil no Oscar 2026

Longa vai disputar na categoria de Melhor Filme Internacional

A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta segunda-feira (15) que “O Agente Secreto” será o representante do Brasil na disputa por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional no Oscar 2026.

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa estreou em maio no Festival de Cannes, onde recebeu os prêmios de Melhor Direção e Melhor Ator. Ambientado no Recife de 1977, o thriller político acompanha Marcelo, um especialista em tecnologia que tenta deixar para trás um passado misterioso, mas ao retornar à cidade percebe que não encontrará a tranquilidade que buscava.

O elenco conta com Wagner Moura, Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho. O filme já vem sendo elogiado pelo público internacional e pode repetir o feito de “Ainda Estou Aqui“, que conquistou espaço na principal premiação do cinema mundial.

A escolha do representante brasileiro é feita pela Comissão de Seleção da Academia, formada por 15 membros ligados ao setor audiovisual. Para concorrer, os filmes precisam ser lançados comercialmente no país entre 1º de outubro de 2024 e 30 de setembro de 2025, com exibição mínima de sete dias consecutivos em cinema. No caso de “O Agente Secreto“, cuja estreia nacional está programada após o prazo de inscrição, a produtora enviou uma carta oficial à Academia confirmando a data de lançamento e o cumprimento das exigências.

A decisão final ocorreu após reunião realizada no dia 8 de setembro, quando foi definida uma pré-lista de seis produções inscritas. O anúncio oficial do escolhido foi feito nesta segunda-feira.