Saudade

Gilberto Gil emociona fãs ao homenagear filha, Preta Gil, dois meses após sua morte

A publicação comoveu fãs e admiradores, que deixaram mensagens de apoio e consolo

Na manhã deste sábado (20), Gilberto Gil, 83, usou as redes sociais para prestar uma homenagem à filha Preta Gil, que morreu há dois meses, aos 50 anos, em Nova York, vítima de um câncer colorretal. O cantor compartilhou uma foto em que aparece beijando a filha e escreveu apenas: “Dois meses”.

A publicação comoveu fãs e admiradores, que deixaram mensagens de apoio e consolo. “Amar é deixar ir aceitando os ciclos naturais e não tão naturais da vida. A dor é legítima, a saudade cortante, o amor está no eterno!”, comentou um seguidor. Outros escreveram: “Força”, “Que dor e saudade” e “Drão”, em referência à canção composta por Gil.

Preta havia sido diagnosticada com câncer em janeiro de 2023. Após entrar em remissão no fim do mesmo ano, a doença retornou em agosto de 2024, atingindo linfonodos, o peritônio e o ureter. Ela morreu em 20 de julho, deixando um legado na música e na luta contra o preconceito.

Na Missa de Sétimo Dia, realizada no Leblon, no Rio de Janeiro, Gil falou sobre o processo vivido pela filha e destacou como sua partida trouxe ensinamentos. “A partida dela também tem essa contribuição, contribui para nós sermos mais amorosos e mais afetivos”, afirmou o artista.

Ele lembrou ainda do sofrimento enfrentado pela filha durante o tratamento: “O que fica mais acentuado no pesar da perda é o fato de que houve um sofrimento muito grande dela. É a coisa da qual a gente mais se ressente”.

Apesar da dor, Gilberto ressaltou a permanência da memória e do exemplo deixado por Preta. “A lembrança dela, a memória dela ter uma circulação muito grande, muito permanente, é um consolo, é um contraponto a essas dificuldades de afirmação do afeto pelos quais o mundo passa ultimamente”, disse.