A autora britânica JK Rowling fez uma atualização no site Pottermore se aprofundando no perfil dos personagens Walter e Petúnia Dursley, os tios que criaram Harry e que sempre o trataram extremamente mal, além de nutrirem um ódio irracional pelos pais do garoto.
Soberbos, preconceituosos e invejosos, o perfil publicado pela autora joga mais luz sobre a origem desses sentimentos ruins entre o casal e os pais de Harry, Lili e Tiago Potter. E não há qualidades redentoras. No texto, é revelado que Walter acreditava que os bruxos eram charlatães e que viviam às custas do governo.
Quando Tiago lhe revela que na verdade é herdeiro de uma família muito rica (ele deixa um cofre cheio de ouro sólido para o filho), Walter fica tão constrangido e tão cheio de inveja que rompe relações e ele e Petúnia sequer vão ao casamento dos dois.
Mais tarde, Petúnia adota Harry apenas porque se sente obrigada: seria desumano demais, até para ela, abandonar o sobrinho após o assassinato de seus pais. Nos livros, em vários momentos, é lembrado até mesmo que a casa dos Potter explodiu pelos ares, ou seja, foi um acontecimento bastante traumático.
Petúnia conheceu Walter no trabalho onde ela atuava como datilógrafa e já nutria um ódio e uma inveja profunda pela irmã Lili: mais bonita, mais talentosa, mais querida. A autora escreve que conhecer Walter, profundamente normal e materialista, foi um bálsamo para ela.
Boa parte da origem do ódio veio da personalidade extremamente zombeteira de Tiago Potter. No texto, Rowling revela que ao se conhecerem, Walter tentou de todas as formas “aparecer” para o jovem e rico bruxo, que deliberadamente zombou e deu corda para que o outro se enforcasse.
Por fim, a autora revela que em sua amargura, Petúnia sempre nutriu esperanças de ser ela mesma bruxa e que viveu para sempre se sentindo culpada por ter tratado Lili tão mal antes de sua morte trágica.
A autora conta que, ao contrário de diversos nomes, os originais ‘Vernon’ e ‘Petunia’ não precisaram de muitos pensamentos: ela deliberadamente procurou por nomes sem graça e desagradáveis. Ela repete algo que já havia dito em entrevista: que nomeava Petunia todas as personagens femininas desagradáveis da sua infância.
Ela encerra dizendo: “Os Dursley são uma coleção das coisas que mais detesto; são preconceituosos, reacionários, ignorantes”. Você pode ler todo o texto original em inglês aqui.