O cineasta Oliver Stone fez um painel na Comic-Con sobre seu novo filme, Snowden, com as estrelas Shailene Woodley, Joseph Gordon-Levitt e Zachary Quinto. O filme, sem previsão de estreia no Brasil, conta a história de Edward Snowden, responsável por revelar que o governo dos EUA estava – e ainda está – espionando todos os cidadãos dos EUA mais milhões de pessoas pelo mundo.
O escândalo aconteceu em 2013 quando Snowden repassou as informações para jornalistas, levando a um colapso na NSA, na CIA e a uma crise diplomática internacional, já que até mesmo alguns chefes de estado como Angela Merkel e Vladimir Putin estavam sendo monitorados.
O caso forçou Snowden a fugir do país. Atualmente ele está na Rússia, sem passaporte e protegido apenas pela não cooperação do Kremlin. Nos EUA, ele é perseguido como traidor e espião. A história de Snowden dividiu a opinião pública: herói ou vilão?
Para Stone, ele é herói: “Esta espionagem é um novo tipo de invasão. Essa forma de monitorar dados levará ao totalitarismo”, disse ele durante o painel, segundo a Empire. Ele completou dizendo que teve medo de fazer o filme: “Filmes sobre temas contemporâneos… você apanha, você é morto”, disse ele sobre retaliações.
Snowden não possui previsão de estreia no Brasil.