A atriz, roteirista, produtura e cineasta Lena Dunham chamou o novo clipe de Kanye West, Famous, de “o esforço artístico mais perturbador dos últimos tempos”. Segundo o Deadline, ela desabafou sobre o vídeo em seu Facebook, escrevendo “ele me faz sentir triste, preocupada e insegura pelas garotas adolescentes que assistirem a isso”.
O clipe gerou polêmica por mostrar Kanye na cama com os corpos nus de 11 celebridades, incluindo sua esposa Kim Kardarshian, Bill Cosby, Rihanna, Donald Trump e, perturbadoramente, Taylor Swift, com com o cantor tem um racha de anos, deitada bem ao seu lado.
Dunham segue dizendo que entende que o clipe é artístico e que ela cresceu em um ambiente artístico profundamente agressivo e conflituoso, de vanguarda mesmo e comenta: “Ver o corpo de Bill Cosby ao lado do de Donald Trump, há um significado aí”, mas ressalta que parte da construção da imagem a perturbou profundamente: “mas ver Taylor Swift ao lado dele, uma mulher que eu amo, essa doeu muito olhar. Uma mulher que eu admiro muito como a Rihanna ser reduzida a apenas um par de seios de cera feitos por algum cara no Vale”.
A criadora de Girls também ressalta como a violência contra a mulher está em destaque na mídia, mas não exatamente de uma forma positiva ou com boas notícias: “Brock Turner está escapando com um tapinha nas costas após estuprar uma garota inconsciente e postar fotos dos seus seios em chats… Enquanto ataques são transmitidos ao vivo pelo Periscope e garotas cometem suicídio após serem expostas de formas inimagináveis… enquanto os crimes do Bill Cosby ainda estão sendo descobertos e percebidos como traumas para as mulheres que os sofreram, agora eu tenho que ver os corpos submissos, inconscientes e depilados de mulheres famosas, torcidos como se tivessem sido drogados, aconchegadas ao lado de um misógino?”.
Ela finaliza: “Kanye: você é legal. Faça comentários sobre a fama, os Illuminati ou o que aparecer na sua mente! Mas eu não consigo assistir a isso”.