quero ir

Menor cidade do Brasil tem 833 moradores, apenas dois bairros e criminalidade zero; conheça

Município quase imune a apagaões tem dois supermercados, uma padaria e sete bares

A menor cidade do Brasil, com apenas 833 moradores, chama atenção não só pelo tamanho, mas também pela tranquilidade, pelo Wi-Fi gratuito na área central e pela criminalidade quase zero. Estamos falando de Serra da Saudade, município localizado no Centro-Oeste de Minas Gerais, que se tornou referência nacional por oferecer qualidade de vida em um ritmo bem diferente dos grandes centros urbanos.

Segundo dados do IBGE, o município mineiro tem uma população tão pequena que praticamente todos os moradores se conhecem pelo nome. Emancipada em 1962, Serra da Saudade possui apenas dois bairros — Centro e São Geraldo — e pode ser atravessada a pé em poucos minutos. A economia gira principalmente em torno da agropecuária, com criação de gado e pequenas lavouras, além da administração pública, que concentra boa parte dos empregos formais.

Foto: Divulgação/Prefeitura Serra da Saudade

Apesar do tamanho reduzido, a cidade conta com escola, posto de saúde, prefeitura, igreja, padaria, dois supermercados, casa lotérica, loja de roupas e sete bares. Não há posto de combustíveis, e os moradores costumam abastecer em cidades vizinhas.

Um dos dados mais curiosos é que o último homicídio registrado ocorreu há mais de 50 anos, reforçando a fama de local extremamente seguro. Além disso, o município oferece internet Wi-Fi gratuita nos arredores da praça central, algo incomum até mesmo em cidades maiores.

O título de menor município do país também transformou Serra da Saudade em ponto turístico curioso. Visitantes passam pelo local apenas para conhecer a cidade, tirar fotos na placa oficial e ouvir histórias pitorescas, como a de uma única família que representa cerca de 5% da população ou da tradicional festa de aniversário do município, que sempre tem bolo suficiente para todos os moradores.

Foto: Divulgação/Prefeitura Serra da Saudade

Há 12 anos, a cidade mineira tomou o posto de menor município, que era de Borá, no interior de São Paulo. Em Serra da Saudade tem morador que não tem vizinho: na Rua Rio de Janeiro, no Bairro São Geraldo, só tem uma casa.

Segundo publicado pelo G1, secretários de algumas pastas, como a de Educação, Cultura e Saúde estão há quase 20 anos nos cargos. E mesmo com poucos habitantes, o território da cidade é amplo, com cerca de 335 km², dimensão semelhante à de Belo Horizonte.

Cartório de Serra da Saudade — Foto: Liliam Sousa/Divulgação

Energia de ponta em uma cidade pequena

Além de ser a menor cidade do Brasil, Serra da Saudade agora também entrou para a história como a primeira do país a ter um sistema de baterias na rede de distribuição de energia elétrica. A Cemig instalou no município painéis solares com capacidade de 500 kW, acoplados a 16 racks de baterias, capazes de manter a cidade abastecida por até 48 horas em caso de apagão.

O sistema é considerado inédito na distribuição de energia no Brasil. As placas solares levam cerca de 12 horas para carregar completamente as baterias, que entram em operação automaticamente quando há interrupções no fornecimento. Além disso, as baterias ajudam a equilibrar a tensão da rede elétrica local, melhorando a qualidade do serviço.

Foto: Reprodução Youtube

O investimento no projeto foi de cerca de R$ 7 milhões, valor inferior ao inicialmente previsto, e a tecnologia já foi testada sem que os moradores percebessem qualquer interrupção. A escolha de Serra da Saudade se deu pelo alto índice de interrupções de energia registrado na região. Com a iniciativa, a cidade se consolida como um exemplo de como inovação, sustentabilidade e qualidade de vida podem caminhar juntas, mesmo no menor município do país.

Foto: Divulgação