Música

Morre Nick Menza, ex-baterista do Megadeth

Ele sofreu um ataque cardíaco fulminante durante um show

Não foi um final de semana para os fãs de Heavy Metal: o ex-baterista do Megadeth, Nick Menza sofreu um ataque cardíaco fulminante durante um show com a banda OHM em Los Angeles, nos EUA. O falecimento aconteceu na noite de sábado (21). Menza tinha 51 anos. Ele sofreu o ataque ainda na terceira música da apresentação e foi levado às pressas para o hospital, mas morreu no caminho. 

 

Menza entrou para o Megadeth em 1989, gravou quatro discos com a banda, sendo o primeiro o icônico Rust in Peace e saiu em 1998. A confirmação veio através de uma nota na página do Facebook do músico: “Perdemos um talento incrível e uma pessoa fantástica ontem. Nick Menza era a pessoa mais legal e mais sincera que você poderia querer conhecer. Ele tiraria a própria roupa para te ajudar, se precisasse. Ele tinha uma grande paixão pela arte, não só pelo metal. Seus gostos abrangiam muito mais do que esse gênero, o que sempre irritou seu empresário.”

 

Também no Facebook, o frontman do Megadeth, Dave Mustaine, publicou uma carta de despedida, como reportou o site Whiplash: “Eu acordei essa manhã com uma mensagem de texto do meu filho, trazendo a notícia da morte de Nick Menza. “Chocado”, “devastado” e “entristecido” não expressam como eu fiquei. Originalmente técnico da banda, Nick logo mostrou seu talento e personalidade e não demorou muito para que a gente percebesse que seu lugar era no palco conosco, na bateria. Convidamos Nick para entrar no Megadeth em 1989. Na época, a banda já tinha conquistado seu primeiro disco de platina, o que só serviu como lenha para a fogueira. Queríamos dominar o mundo – com muito das nossas vidas e sonhos à frente. À medida que avançávamos pelos obstáculos da vida e dos negócios relativos à música, nosso primeiro álbum com Nick, ‘Rust In Peace’, e os discos seguintes, ‘Countdown To Extinction’ e ‘Youthanasia’ conseguiram manter o ímpeto. Nos separamos após ‘Cryptic Writings’. Nós, como são todos os irmãos, de vez em quando discordávamos, mas nossa ligação era forte. Como músico, Nick tinha uma pegada forte de jazz, imprevisível e sempre chamativa, e como grande baterista que era, o tempo que passava com ele como pessoa, colega de banda e amigo era muito divertido. Conversamos várias vezes sobre sua volta para a banda, mas por diversos motivos isso nunca aconteceu. Sempre mantivemos contato, ele apareceu em alguns de nossos shows recentes e continuou sendo um grande amigo, um profissional de verdade e uma personalidade maior que a vida. A família Megadeth cuida um do outro, e esperamos anunciar em breve uma iniciativa para ajudar os filhos de Nick. Todos estamos conectados nessa comunidade, cuidamos de nós mesmos e das pessoas que amamos. Minhas mais profundas condolências seguem para a família do Nick”.

 

Menza saiu da banda de forma controversa. Ele foi saiu temporariamente para tratar de um tumor no joelho até Mustaine desligá-lo oficialmente do grupo, sendo expulso enquanto ainda estava em tratamento. Segundo o G1, o amigo do músico, J. Marshall Craig, também divulgou uma nota oficial sobre o falecimento: “Nós pedimos orações para a família de Nick especialmente para os seus dois filhos e a mãe deles, Teri, sua mãe Rose, e seu pai, Don”.