Luto

Peter Bogdanovich, diretor de ‘A Última Sessão de Cinema’, morre aos 82 anos

Peter Bogdanovich, o diretor, ator, crítico e contador de histórias indicado ao Oscar que serviu…

Peter Bogdanovich, o diretor, ator, crítico e contador de histórias indicado ao Oscar que serviu de ponte entre a Velha Hollywood e a Nova Hollywood mais do que qualquer outra pessoa, morreu aos 82 anos. Ele faleceu em sua casa em Los Angeles de causas naturais, de acordo com a sua filha Antonia Bogdanovich.

O duas vezes indicado ao Oscar deixa para trás um legado de clássicos como “A Última Sessão de Cinema”, lançado em 1971 e que lhe deu suas indicações ao Oscar, além de “Esta Pequena é Uma Parada”, “Lua de Papel”, “Targets”, “O Tatuado”, “ Daisy Miller – Uma Mulher às Direitas” e “At Long Last Love”.

Seu último longa como diretor foi “Um Amor a Cada Esquina” de 2014, embora o cineasta de óculos sempre tenha aparecido em episódios de “Get Shorty” na televisão e recentemente no filme “Willie and Me”. Ele também apareceu regularmente em “The Sopranos” como Dr. Elliot Kupferberg, terapeuta do próprio psicólogo de Tony Soprano, Dr. Melfi.

A vida pessoal vívida de Peter Bogdanovich o tornou tão conspícuo quanto seus filmes, de um tórrido caso com a atriz Cybill Shepherd, a modelo que ele descobriu quando estava fazendo “A Última Sessão de Cinema”, que lhe custou o casamento com a colaboradora Polly Platt, até 1980 quando sua namorada Dorothy Stratten, que estrelou sua comédia “Muito Riso Muita Alegria” (1981), foi assassinada.

Enquanto os cineastas da New Wave francesa começaram suas carreiras sendo criticados, o mesmo aconteceu com Bogdanovich, que compartilhava seu amor pelo cinema clássico de Hollywood e o desejo simultâneo de se libertar de suas convenções.

Ele ganhou destaque como programador de filmes no Museu de Arte Moderna de Nova York durante o início dos anos 1960, escrevendo livros sobre Orson Welles, Howard Hawks, Alfred Hitchcock, John Ford e Fritz Lang, defendendo cada um desses cineastas como grandes artistas em uma época em que a crítica de autoria ainda estava em sua infância e ainda era muito fácil descartar a arte de estúdio de Hollywood.