30 anos

Quem previu a morte dos Mamonas Assassinas? Premonições antecederam tragédia

Morte dos cinco integrantes da banda Mamonas Assassinas, em março de 1996, é cercada de coincidências bizarras

A tragédia que interrompeu a carreira meteórica da banda Mamonas Assassinas, no dia 2 de março de 1996, foi antecedida por pelo menos duas premonições que até hoje causam espanto em quem resgata vídeos e reportagens sobre a morte de Dinho, Bento Hinoto, Júlio Rasec e dos irmãos Samuel e Sérgio Reoli.

A primeira foi de uma vidente chamada Benedicta Finazza, que ficou nacionalmente conhecida como Mãe Dináh. Na época, ela afirmou que, quando via o grupo em programas de televisão, a imagem dos cinco aparecida envolvida por fumaça preta. Com o Brasil de luto, a vidente apareceu no programa Domingo Legal, do SBT, com uma página do “Jornal da Tarde” que supostamente comprovava o acerto da previsão dela.

Reportagem da época sobre o sucesso de Mãe Dináh (Foto: Reprodução)

Dináh também teria previsto que o Corinthians conquistaria a copa Libertadores e que o Santos seria o campeão do campeonato Paulista, ambos em 2012; e que o piloto de Fórmula 1 Ayrton Senna faleceria de forma prematura, assim como a cantora Elis Regina. Numa entrevista em 2009, ela disse que o dom premonitório havia começado a se manifestar aos três anos. A vidande faleceu em maio de 2014.

Vidente Mãe Dináh, que faleceu em 2014 (Foto: redes sociais)

Sonho de Júlio Rasec

Outro episódio marcante foi um vídeo gravado pelo tecladista Júlio Rasec, integrante da banda, horas antes da tragédia. Ele tinha ido ao salão de beleza do cabeleireiro Nelson Lima para retocar o cabelo (que sempre estava pintado com uma cor chamativa, como rosa ou laranja) e, durante a conversa, disse que estava preocupado – embora não soubesse explicar o motivo.

Os Mamonas se preparavam para fazer uma turnê em Portugal, que seria a última antes da imersão para gravação do segundo disco – depois do sucesso estrondoso do primeiro. Nelson pergunta, então, o que estava programado para as apresentações na Europa e Rasec responde com piadas sobre mulheres portuguesas terem bigode. Na sequência, ele fala do sonho premonitório.

@mamonas_assasinastributo julio resec dos mamonas tem premonição 12h antes da morte da banda dos mamonas assasinas #mamonas #mamonasparasempre #dinhomamonas #mamonasasasinas ♬ som original – Jonathan mamonas tributo

“Não sei, essa noite eu sonhei com um negócio… assim, parecia que o avião caía. Não sei. Não sei o que quer dizer isso”, afirma o músico. O vídeo foi exibido no Jornal Nacional depois da tragédia.

Deboche do vocalista

Outro vídeo curioso é o da participação do vocalista Dinho no documentário MTV na Estrada – Mamonas Assassinas, no qual ele brinca com as falhas técnicas descobertas em um outro avião que a banda utilizaria.

“Esse avião quase caiu na selva amazônica porque a gente quebrou o radar. Tenho uma boa e uma má notícia para você que vai voar com a gente, camera man. Qual você quer primeiro? A boa é que eles consertaram. A ruim é que quebrou de novo. Ah, e o combustível não tá passando do reservatório pro tanque”, explica Dinho.

Na mesma cena, Julio Rasec pergunta para o companheiro: “você é o Dinho dos Mamonas Assassinas?”. Ele responde: “eu era”.