Homenagem

Steven Spielberg será homenageado no Festival Internacional de Cinema de Berlim

Steven Spielberg será homenageado pelo 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim com uma homenagem…

Steven Spielberg será homenageado pelo 73º Festival Internacional de Cinema de Berlim com uma homenagem e o Urso de Ouro honorário do festival pelo conjunto de sua obra.

O último filme de Spielberg, “Os Fablemans”, seu olhar semiautobiográfico sobre como crescer como um adolescente obcecado por filmes no Arizona e no norte da Califórnia, também será exibido no festival que acontece de 16 a 26 de fevereiro de 2023. A Universal Pictures Germany lançará o filme nos cinemas alemães em março.

“Com uma carreira incrível, Steven Spielberg não apenas encantou gerações de espectadores em todo o mundo, mas também deu um novo significado ao ‘cinema’ como a fábrica de sonhos”, disse a dupla de diretores da Berlinale Mariette Rissenbeek e Carlo Chatrian, em uma afirmação.

“Seja no mundo mágico eterno dos adolescentes ou na realidade que a história esculpiu para sempre, seus filmes nos levam a um outro patamar, onde a tela grande se torna a superfície adequada para que nossas emoções sejam realizadas. Se a Berlinale 2023 representa um novo começo, não poderíamos encontrar um começo melhor do que o oferecido pelo grande trabalho de Spielberg”, acrescentaram.

Ao longo de uma longa e gloriosa carreira, Spielberg foi indicado ao Oscar um total de 19 vezes e ganhou três Oscars – duas estatuetas de melhor diretor e filme por “A Lista de Schindler” e outra de melhor diretor por “O Resgate do Soldado Ryan”.

“Ele é considerado o cineasta de maior sucesso de todos os tempos”, disse a Berlinale em um comunicado, que também observou que Spielberg ganhou vários Globos de Ouro e Emmys por seu cinema, bem como uma série de homenagens por seu compromisso com causas sociais.

A Berlinale sublinhou que Spielberg em 1998 foi condecorado com a Grã-Cruz com a Estrela da Ordem do Mérito da República Federal da Alemanha em reconhecimento à “A Lista de Schindler” e à sua Fundação Shoah. Em 2001, a Rainha Elizabeth II nomeou o diretor e produtor Cavaleiro Comandante da Ordem do Império Britânico (KBE). Em 2015, ele recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade do então presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.