Toni Garrido altera letra de ‘Girassol’ e divide opiniões nas redes sociais
Mudança ocorre 25 anos após o lançamento da canção e gera críticas de fãs

O vocalista Toni Garrido, do grupo Cidade Negra, alterou um trecho da canção “Girassol”, lançada há 25 anos, e a justificativa para a mudança dividiu opiniões nas redes sociais. A explicação foi dada no último sábado (4), durante participação no programa Altas Horas, da TV Globo.
Na versão original, a letra dizia:
“A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos… / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de um menino, de um menino“.
O trecho foi modificado para:
“A verdade prova que o tempo é o senhor / dos dois destinos, dos dois destinos… / Já que pra ser homem tem que ter / a grandeza de uma menina, de uma mulher“.
A canção é assinada por Garrido em parceria com Bino Farias, Lazão, Da Gama e Pedro Luís.
Ao comentar a alteração, o cantor afirmou: “Durante anos eu tinha certeza que estava cantando uma canção certa de amor, e que estava fazendo o bem para as pessoas. Depois de 25 anos, um dia bateu uma ficha aqui, e eu falei: ‘Hétero machista top, horrível'”.
A explicação provocou críticas de parte do público. Muitos fãs classificaram a mudança como reflexo de uma “militância errada”, termo que ganhou destaque entre os comentários no X (antigo Twitter) no domingo (5).
Um dos usuários da plataforma escreveu: “Sempre achei que o sentido era: ‘para ser um homem de verdade, você precisa ter a pureza, o cuidado, a sensibilidade de uma criança’… Entendi errado todo esse tempo?”.
Toni Garrido: "depois de 25 anos cantando a música, um dia bateu uma ficha..a letra hétero machista top, horrível.."
— Tiago Pereira (@Tiagupereira) October 5, 2025
Ele mudou a letra de Girassol de "Já que, pra ser homem, tem que ter a grandeza de um menino" para "a de uma menina, de uma mulher".
Precisava? 😬 #AltasHoras pic.twitter.com/NQsGwLUHZM