Zoe Saldana é uma atriz americana negra, de cabelo liso e de ascendência colombiana. Por causa disso, ela está sob fogo nos EUA por interpretar a cantora Nina Simone e está sendo acusada de “não ser negra o bastante” para o papel. Para viver a personagem, Saldana teve realmente que usar uma prótese no nariz e maquiagem para igualar o tom de pele da cantora.
Após meses de silêncio e após ser atacada pelos próprios filhos de Simone, Saldana finalmente se manifestou em uma entrevista à Allure. A atriz está ultrajada pelas crítcas, especialmente por ela ser uma mulher negra e pelo filme ser sobre uma personalidade que inspirou diversas mulheres negras do meio artístico – incluindo Saldana.
“Não há apenas uma forma de ser negro. Eu sou negra da forma que eu sei ser. Vocês não fazem ideia de quem eu sou. Eu sou uma mulher negra. Eu estou criando homens negros (a atriz possui dois filhos). Jamais pense que você pode olhar pra mim e me julgar com tanto desprezo”. Ela completou: “O fato é que graças a nós, Nina está nos trending topics, ela é um assunto novamente. Então nós vencemos, p#rra. Por anos, ninguém sabia quem diabos era Nina Simone. Ela é essencial para a História dos EUA, primeiro como mulher, depois como qualquer outra coisa”.
Ela também disse que se não fosse por ela – e por sua fama – o filme não teria sido feito após revelar que o roteiro ficou engavetado por mais de um ano: “O roteiro provavelmente ainda estaria engavetado. Indo de escritório em escritório, agente em agente. Ninguém ia fazê-lo porque histórias com protagonistas femininas não são relevantes o bastante, especialmente se for uma mulher negra. Eu fiz uma escolha: independente das consequências, essa história precisa ser contada. Se você não gostar do filme, ótimo, façam mais dez versões: o importante é refletir o ícone que foi Nina Simone”.