Erupção causa tsunami que atinge Tonga, país no Oceano Pacífico

Segundo testemunhas, cinzas atingiram a capital, Nuku'alofa, 65 km ao norte do vulcão

Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino
Tsunami atinge Tonga após erupção de vulcão submarino (Foto: Reprodução)

Uma erupção vulcânica submarina do Hunga Tonga-Hunga Ha’apai causou um tsunami que atingiu Tonga, um país no oceano Pacífico. Imagens de redes sociais mostram as águas do mar atingindo uma igreja e várias casas. A informação é do MSN.

Com o alerta de tsunami, os moradores subiram para terrenos mais altos. De fato, erupção do vulcão deixou o Pacífico Sul em alerta. Segundo testemunhas, cinzas atingiram a capital, Nuku’alofa, 65 km ao norte do vulcão.

Mere Taufa, moradora de Tonga, afirmou que sua família preparava o jantar quando houve a erupção. De acordo com ela, seu irmão mais novo achou que bombas explodiam nas proximidades.

“Meu primeiro instinto foi me esconder embaixo da mesa. Peguei minha irmãzinha e gritei para meus pais e outras pessoas na casa fazerem a mesma coisa”, disse ao site neozelandês Stuff.co.nz.

Ainda segundo, “você podia ouvir gritos em todos os lugares, pessoas gritando para que todos chegassem a uma área mais alta”.

O serviço Geológico de Tonga divulgou que as nuvens de gás, fumaça e cinzas atingiram 20 km no céu. A erupção durou oito minutos. Até mesmo a Nova Zelândia, 2.300 km, ficou em alerta de tempestade.