Abel Braga protagoniza polêmica logo na chegada ao Internacional
Técnico faz comentário considerado homofóbico, se desculpa publicamente e pede união na reta final

Em sua apresentação oficial como novo treinador do Internacional, neste domingo (30/11), o técnico Abel Braga protagonizou um momento polêmico logo na primeira entrevista coletiva no CT Parque Gigante. Aos 73 anos, o comandante fez um comentário sobre o uso da camisa rosa, adotada por muitos clubes em ações de conscientização do câncer de mama, no Outubro Rosa, e utilizou uma expressão considerada homofóbica.
Em uma tentativa de aliviar o clima no vestiário, Abel declarou: “Eu falei: ‘Eu não quero a porra do meu time treinando de camisa rosa, parece time de veado’ ”. A fala causou constrangimento imediato e teve forte repercussão nas redes sociais. O rival Grêmio, inclusive, publicou uma postagem rebatendo a declaração e reforçando o posicionamento de ser um clube de todos.
Questionado posteriormente sobre a frase, o treinador afirmou que a manifestação ocorreu em tom de descontração, enquanto destacava a necessidade de mobilizar o elenco para a reta final do Campeonato Brasileiro.
“Eu tinha que relaxar meu grupo hoje, para você entender. Eu quero os caras fortes”, explicou, reforçando que a intenção era aliviar a tensão.
Após a repercussão negativa, Abel Braga utilizou as redes sociais para se desculpar publicamente pela fala e destacou que o Internacional precisa de tranquilidade para buscar a permanência na Série A.
“Colorados e coloradas, em primeiro lugar reconheço que não fiz uma colocação boa sobre a cor rosa durante a minha coletiva. Antes que isso se prolifere, peço desculpas. Cores não definem gêneros. O que define é caráter. O Internacional precisa de paz e muito trabalho. Vamo, vamo Inter!”, escreveu.
Na tabela do Brasileirão, o Internacional aparece na 17ª colocação, com 41 pontos, mesma pontuação do Santos, primeiro time fora da zona de rebaixamento, mas leva desvantagem no saldo de gols. O Colorado ainda tem dois compromissos decisivos: na quarta-feira (3/12), encara o São Paulo, fora de casa, e no domingo (7/12) recebe o Bragantino, pela última rodada da competição.