Clássico Mineiro

Atlético-MG e Cruzeiro decidem futuro na Copa do Brasil

Atlético e Cruzeiro voltam a se encontrar na Copa do Brasil após duelos marcantes em 2014 e 2019; veja onde assistir

A noite promete ser de tensão em Belo Horizonte. Pela quartas de final da Copa do Brasil, Atlético Mineiro e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (27/8), às 19h30, na Arena MRV, em um clássico que vale vaga nas semifinais e promete mexer com a cidade inteira. O duelo, que já decidiu títulos e classificações históricas, escreve mais um capítulo da rivalidade centenária entre Galo e Raposa.

Esse não é o primeiro encontro entre os rivais na competição. Em 2019, também nas quartas, o Cruzeiro levou a melhor e eliminou o Atlético. Já em 2014, na grande final, o Galo saiu campeão, aumentando a chama da rivalidade no torneio.

Atual vice-campeão, o Atlético Mineiro começou sua caminhada na Copa do Brasil ainda na primeira fase, superando Tocantinópolis (2 a 0) e na segunda fase o Manaus (4 a 1). Depois, enfrentou o Maringá: empate por 2 a 2 fora de casa e goleada por 4 a 0 em Belo Horizonte. Nas oitavas, o Alvinegro mediu forças com o Flamengo e, após dois jogos equilibrados, a decisão foi para os pênaltis, onde o Galo venceu por 4 a 3, eliminando o atual campeão.

Apesar da empolgação na Copa e da vaga conquistada também nas quartas da Copa Sul-Americana, o Atlético não vive bom momento no Brasileirão: ocupa apenas a 12ª posição, com 24 pontos, e vem de derrota para o São Paulo por 2 a 0. Para o clássico, o técnico Cuca ainda não sabe se poderá contar com o zagueiro Lyanco, que se recupera de lesão na coxa e segue como dúvida.

O Cruzeiro, por sua vez, chega mais embalado. O time celeste estreou na Copa do Brasil já na terceira fase, onde eliminou o Vila Nova com duas vitórias convincentes (2 a 0 e 3 a 0). Nas oitavas, superou o CRB após empate sem gols no Mineirão e triunfo por 2 a 0 fora de casa, com gols de Villalba e Eduardo.

Na Série A, a Raposa vive momento oposto ao rival: é 3ª colocada com 41 pontos e vem de vitória por 2 a 1 sobre o Internacional, em Porto Alegre. No entanto, o time comandado por Leonardo Jardim tenta apagar a frustração da eliminação precoce na Sul-Americana. Para o clássico, o treinador deve manter a base titular, sem baixas recentes, mas a grande novidade pode ser o atacante Sinisterra, recém-contratado, que tem chances de aparecer entre os relacionados.

Atlético Mineiro x Cruzeiro

Data: 27 de agosto de 2025

Horário: 19h30

Local: Arena MRV, Belo Horizonte

Transmissão: Amazon Prime

Atlético-MG: Everson; Natanael, Vitor Hugo (Lyanco), Junior Alonso e Guilherme Arana; Alan Franco, Alexsander, Gustavo Scarpa e Reinier (Rony); Hulk e Cuello

Técnico: Cuca

Cruzeiro: Cássio; William, Fabrício Bruno, Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva, Christian e Matheus Pereira; Wanderson e Kaio Jorge

Técnico: Leo Jardim