SPECIAL ONE

Benfica anuncia José Mourinho como seu novo treinador

O treinador retorna ao clube português, pelo qual iniciou sua carreira profissional, após 25 anos

Depois de demitir Bruno Lage, que não resistiu à derrota, de virada, para o Qarabag, do Azerbaijão, na primeira rodada da fase de liga da Champions League, o Benfica anunciou seu novo treinador. No fim da manhã desta quinta-feira (18/09), o clube português confirmou a contratação de José Mourinho, de 62 anos, que retorna ao time de Lisboa, pelo qual iniciou sua trajetória profissional, depois de 25 anos.

Mourinho estava desempregado desde o fim de agosto, quando foi demitido do Fenerbahçe, da Turquia, após ser eliminado justamente pelo Benfica na fase preliminar da Liga dos Campeões. O técnico português assinou um contrato com a nova equipe que vai até o fim da “época 2026-27” e que possui a opção de ambas as partes rescindirem o acordo antecipadamente, no final da atual temporada.

O treinador comandou sua primeira atividade no CT do clube, localizado no Seixal, já nesta quinta-feira (18/09). A atividade serviu como preparação para a partida contra o AVS, neste sábado (20/09), fora de casa, pela sexta rodada do Campeonato Português. Até aqui, os Encarnados ocupam a quarta colocação no torneio, dez pontos conquistados (cinco a menos que o Porto, que tem um jogo a mais).

Conhecido como “Special One”, Mourinho é um dos treinadores mais vitoriosos da história do futebol. O profissional, que já passou por grandes clubes como Real Madrid, Manchester United, Chelsea, Inter de Milão, Roma e Tottenham, tem duas Ligas dos Campeões em seu currículo. Além disso, é o único a ter conquistados as três principais competições da Uefa: Champions League, Europa League e Conference League.

Além disso, José Mourinho já foi campeão nacional em quatro países diferentes: Espanha, Inglaterra, Itália e Portugal, onde não trabalha desde 2004, quando levou o Porto ao título da Liga dos Campeões e despertou o interesse dos Blues, que o contrataram. Antes, quando era auxiliar técnico, trabalhou com os técnicos Bobby Robson e, posteriormente, Louis van Gaal.