Brasil dá trabalho aos EUA, mas fica com a prata na AmeriCup
Com o vice-campeonato, Brasil disputará torneio classificatório em busca da vaga para Copa do Mundo de Basquete 2026, que será disputado na Alemanha

A seleção brasileira feminina de basquete ficou com a medalha de prata na AmeriCup 2025. Neste domingo (6/7), o Brasil foi superado pelos Estados Unidos por 92 a 84, na decisão do torneio continental disputado no Chile. Com o resultado, a equipe agora disputará um torneio classificatório da FIBA em 2026 para tentar garantir vaga na próxima Copa do Mundo, marcada para acontecer em Berlim, na Alemanha.
Apesar da derrota, o time comandado por Pokey Chatman teve um desempenho valente e equilibrado durante boa parte do confronto. A principal destaque da equipe foi a ala/pivô Damiris Dantas, que brilhou com 35 pontos, sua melhor marca com a camisa da seleção. A jovem Bella Nascimento também teve ótima atuação, com 24 pontos e cinco cestas de três. Já a pivô Kamilla Cardoso registrou 19 pontos e cinco rebotes, mesmo jogando apenas 17 minutos por conta de problemas com faltas.
O Brasil foi para o intervalo vencendo por 47 a 45 e conseguiu manter o jogo parelho até o último quarto. No fim, as norte-americanas mostraram mais força física e elenco mais profundo. A equipe dos EUA contou com 35 pontos vindos do banco de reservas, enquanto o Brasil teve apenas um. A americana Mikayla Blakes, com 27 pontos, foi a cestinha do jogo e eleita MVP da AmeriCup.
Mesmo com o vice-campeonato, o Brasil garantiu vaga no Pré-Mundial, que será disputado em março de 2026. A competição dará acesso à Copa do Mundo Feminina de Basquete.