Brasil derrota Grécia e garante vaga nas qualificatórias da Copa Davis 2026
Depois do empate de 1 a 1 no sábado (13/09), a equipe brasileira conseguiu fechar a série contra os gregos em 3 a 1

O Brasil está garantido na fase qualificatória da Copa Davis do ano que vem. Neste domingo (14/09), a equipe brasileira venceu mais dois confrontos contra a Grécia e fechou a série, válida pelo Grupo Mundial I, em 3 a 1. O triunfo que deu a classificação ao time brasileiro foi de João Fonseca, que derrotou Stefanos Tsitsipas, ex-top 3 do mundo e atual 27º do ranking, por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 7/5.
“No Brasil, dizemos que não desistimos. Você nunca pode deixar de acreditar e eu quero agradecer a minha equipe por acreditar em mim até o fim. A gente estava se olhando, se apoiando e sabíamos que seria difícil por estarmos na Grécia. Estou muito feliz de vencer essa partida. Nós vamos comemorar muito hoje à noite, eu não tenho nem mais voz. Isso é Brasil”, disse João Fonseca.
Antes da vitória de João Fonseca, Rafael Matos e Marcelo Melo abriram as disputas de domingo (14/09) vencendo a dupla formada por Aristotelis Thanos e Petros Tsitsipas, aplicando 2 sets a 0, em um duplo 6/2. Com a vaga para o qualifiers de 2026, o Brasil recupera sua posição na elite internacional do tênis e, a partir de agora, passa a buscar um lugar entre os oito finalistas de 2026.
Mesmo eliminando a equipe grega, o time brasileiro não tem mais chances de chegar à decisão deste ano, que será disputada entre os dias 18 e 23 de novembro, em Bolonha, na Itália, que é a atual campeã da Copa Davis. Como o Brasil perdeu para a França, em fevereiro, acabou caindo para o Grupo Mundial I, que apenas valia uma vaga na elite do tênis em 2026.