Copa América

Brasil encara Venezuela na estreia em Quito

Seleção Brasileira enfrenta desafio físico em Quito na busca por mais uma conquista continental; jogo será às 21h (horário de Brasília)

A Seleção Brasileira feminina de futebol inicia neste domingo (13/7) sua caminhada na Copa América 2025, em busca do nono título continental. O duelo de estreia será diante da Venezuela, às 21h (horário de Brasília), no estádio Chillogallo, em Quito, no Equador, pela 1ª rodada do Grupo B.

A competição começou na última sexta-feira (11), com o empate por 2 a 2 entre Equador e Uruguai. No sábado (12), o Chile superou o Peru por 3 a 0, completando os dois primeiros jogos do Grupo A.

Maior campeã da história da Copa América, com oito títulos em nove edições, a Seleção Brasileira chega como grande favorita para mais uma conquista. A única derrota em finais ocorreu em 2006, diante da Argentina. Agora sob o comando de Arthur Elias, o Brasil aposta em uma equipe ofensiva e bem estruturada, que mistura experiência e juventude.

Para esta edição, o técnico brasileiro relacionou 23 jogadoras, com destaque para Marta, a eterna camisa 10 e referência do futebol feminino. Nos treinos em solo equatoriano, Elias trabalhou jogadas de transição rápida, posse de bola e finalizações, mirando um time propositivo desde a estreia.

Um dos desafios será a altitude de Quito, localizada a 2.850 metros acima do nível do mar. A comissão técnica optou por antecipar a chegada em três dias para auxiliar na adaptação, mas o fator físico pode ser um obstáculo neste primeiro compromisso.

O Brasil realizou três amistosos preparatórios antes da competição: venceu o Japão duas vezes (3 a 1 e 2 a 1), e perdeu para a França por 3 a 2 em um jogo de alto nível técnico.

A Venezuela, adversária da estreia, é comandada por outro brasileiro: Ricardo Belli, ex-técnico do Palmeiras. A equipe vem mais organizada e busca surpreender. Belli promoveu uma maior consistência entre defesa e ataque, e conta com jogadoras conhecidas do futebol brasileiro, como a meia Dayana Rodríguez, do Corinthians, e a atacante Ysaura Viso, do 3B da Amazônia.

Brasil x Venezuela

Data: 13 de julho de 2025

Horário: 21h (horário de Brasília)

Local: Estádio Chillogallo, em Quito

Transmissão: Sportv, TV Brasil e TV Brasil Play

Brasil: Lorena; Fê Palermo, Mariza, Isa Haas e Yasmin; Duda Sampaio, Angelina e Marta; Kerolin, Dudinha e Amanda Gutierres (Gabi Portilho).

Técnico: Arthur Elias

Venezuela: Rebanales; Apóstol, Herrera, Giménez e Angulo; Rodríguez, García, Castellanos e Olivieri; Speckmaier e Altuver.

Técnico: Ricardo Belli