Brasil estreia no Mundial de Vôlei contra a China neste domingo (14/9)
Embalada pelo bronze na Liga das Nações, equipe inicia jornada rumo ao quarto título; confronto terá transmissão do Sportv

A Seleção Brasileira masculina de vôlei inicia neste domingo (14/9) sua caminhada no Mundial de Vôlei. O time comandado por Bernardinho enfrenta a China, às 10h (de Brasília), na SM Mall of Asia Arena, em Pasay, nas Filipinas. O Brasil busca o quarto título da competição, já conquistou os ouros em 2002, 2006 e 2010, e soma sete medalhas na história (três de ouro, três de prata e uma de bronze). Apenas Itália (quatro títulos) e Rússia (seis) superam o retrospecto verde e amarelo.
Inserido no Grupo H, o Brasil terá pela frente, além da China, a Sérvia e a República Tcheca. Os dois melhores colocados avançam para a fase eliminatória. A final está marcada para o dia 28 de setembro.
A Seleção chega embalada após a boa campanha na Liga das Nações (VNL). Líder da primeira fase, com apenas uma derrota (para Cuba), o Brasil parou na semifinal diante da Polônia, que acabou campeã. Na disputa pelo bronze, os comandados de Bernardinho venceram a Eslovênia por 3 sets a 1.
A China, adversária da estreia, vive momento diferente. Na VNL, terminou com o segundo pior desempenho da fase inicial, vencendo apenas três dos 12 jogos. Classificou-se às quartas graças ao regulamento, que garante vaga ao país-sede.
No último encontro entre as equipes, ainda pela VNL de 2025, o Brasil confirmou o favoritismo e venceu os chineses por 3 sets a 1, repetindo o domínio já mostrado na primeira fase, quando triunfou por 3 a 0.
Após a estreia, a seleção brasileira volta à quadra na segunda-feira (15/9), às 23h, contra a República Tcheca. O último compromisso da fase de grupos será na quarta (17/9), também às 23h, diante da Sérvia.