CLASSIFICADAS

Brasil goleia Espanha e se classifica para a final do Mundial de futsal feminino

Na grande decisão do Mundial de futsal feminino, o Brasil irá duelar contra Portugal

Por O Globo: A seleção brasileira feminina de futsal não tomou conhecimento da Espanha nesta sexta-feira. Pela semifinal do Mundial, que acontece em Manila, capital das Filipinas. Com um placar de 5 a 1, a equipe carimbou a vaga na decisão, com gols de Amandinha, eleita a melhor da partida, Ana Luiza, Debora Vanin e Luana. A adversária será a seleção de Portugal.

Leia também: Com Brasil no pote 1, Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2026 nesta sexta

A competição terminará no próximo domingo. A primeira partida do dia na PhilSport Arena será a disputa do terceiro lugar entre Espanha e Argentina, às 6h (de Brasília). Já às 8h, a bola rola para Brasil x Portugal na grande final do torneio, e as duas equipes apresentam boas credenciais para o duelo, já que as europeias atropelaram as argentinas por 7 a 1 na semifinal.

As finalistas estão invictas na competição, com trajetórias recheadas de goleadas. Portugal estreou vencendo de 10 a 0 da Nova Zelândia, teve uma vitória mais apertada com um 3 a 1 na segunda rodada, e encerrou a fase de grupos com outro 10 a 0, sobre a Tanzânia. Nas quartas, derrotou Marrocos por 6 a 1 e na semifinal superou a Argentina por 7 a 1, resultando em um saldo de 39 gols marcados e apenas três sofridos.

O Brasil teve placares menos elásticos, mas terminou todos os duelos com uma vantagem mínima de três gols sobre os adversários. Na estreia, atropelou o Panamá por 9 a 0, deixou para trás a Itália com 6 a 0 e por fim superou o Irã por 4 a 1. No mata-mata, passou pelo Japão com um placar de 6 a 1 até encontrar a Espanha na semifinal.

Foram 29 gols marcados e três sofridos, com a ala Emilly como a artilheira, com seis gols no Mundial. Débora Vanin vem em seguida, com quatro gols, e Tampa e Ana Luiza empatam na terceira colocação com três gols cada.