Mundial de atletismo

Caio Bonfim é campeão mundial nos 20km da marcha atlética

O brasiliense supera desgaste, reage na reta final e amplia a melhor campanha do país em Mundiais de Atletismo

O brasileiro Caio Bonfim conquistou, nesta sexta-feira (19/9), a medalha de ouro nos 20km da marcha atlética no Mundial de Atletismo, em Tóquio. Uma semana após levar a prata nos 35km, o brasiliense fez história e se tornou o único atleta do país a acumular quatro medalhas em Mundiais.

A prova foi de superação e mudanças constantes de cenário. Bonfim começou de forma mais cautelosa, mantendo-se no segundo pelotão até a metade do percurso. Acelerou próximo dos 50 minutos, chegou ao quarto lugar e, pouco depois, assumiu a liderança. No entanto, o ritmo forte cobrou seu preço e o brasileiro caiu para a sétima posição quando o cronômetro marcava cerca de uma hora.

Mesmo dando sinais de desgaste, Caio encontrou forças na parte final. Na última volta, embalado pela aproximação do Estádio Nacional de Tóquio, voltou a acelerar, ultrapassou os adversários e reassumiu a ponta a menos de um quilômetro da chegada. Com autoridade, manteve a liderança e cruzou a linha de chegada em 1h18min35, à frente do chinês Wang Zhaozha (1h18min43) e do espanhol Paul McGrath (1h18min45).

Com o ouro de Caio Bonfim e sua prata nos 35km, além da medalha de Alison dos Santos nos 400m com barreiras, o Brasil já soma três pódios em Tóquio 2025 e registra a melhor campanha de sua história em Mundiais de Atletismo. O marchador candango ainda entra para o seleto grupo de campeões mundiais do país, ao lado de Fabiana Murer (2011) e do próprio Alison (2022).