Campeão da Copa do Mundo com a França em 2018 anuncia aposentadoria do futebol
Samuel Umtiti convivia com problemas no joelho esquerdo e pendurou as chuteiras aos 31 anos

O zagueiro Samuel Umtiti, campeão da Copa do Mundo de 2018 com a França e com passagens por Lyon, Barcelona, Lecce e Lille, anunciou, nesta segunda-feira, sua aposentadoria do futebol. O defensor convivia com problemas no joelho e decidiu se aposentar aos 31 anos.
“Depois de uma carreira intensa com altos e baixos, chegou a hora de dizer adeus… Dei TUDO de mim com paixão e arrependimento de NADA. Quero agradecer a todos os clubes, presidentes, treinadores e jogadores com quem pude estar”, escreveu o zagueiro nas redes sociais.
Leia mais: City demite funcionário flagrado com camisa do United em clássico
Umtiti não entrava em campo desde janeiro de 2024, quando enfrentou o Racing Club de France, pela Copa da França. Desde então, o defensor passou por novos contratempos físicos que o afastaram mais uma vez dos gramados. Por conta disso, o Lille optou por não prorrogar o contrato com o francês nesta temporada.
Longe da forma física ideal, o defensor disputou somente 39 partidas nas últimas três temporadas (1 pelo Barcelona em 21/22, 25 pelo Lecce em 22/23 e 13 pelo Lille em 23/24). Ele, inclusive, passou por uma cirurgia no joelho esquerdo em fevereiro do ano passado.
Zagueiro canhoto, Umtiti fez 31 partidas pela seleção francesa e, ao lado de Raphael Varane, foi importante para o título da França na Copa do Mundo de 2018. Ele marcou o gol na vitória por 1 a 0 sobre a Bélgica na semifinal do torneio e jogou os seis jogos da competição.
No entanto, o título mundial custou um preço alto para Umtiti. Na temporada 2017/18, o defensor começou a sentir dores no joelho, mas optou por não fazer cirurgia para ajudar o Barcelona a conquistar o título espanhol e a França na Copa do Mundo. Desde então, ele não consegue terminar uma temporada sem lesão.
Além da Copa do Mundo com a seleção francesa, Umtiti também conquistou o Campeonato Espanhol (2x), a Copa do Rei (3x) e a Supercopa da Espanha (2x) com o Barcelona, a Copa da França e a Supercopa Francesa, com o Lyon, e o Mundial sub-20, com a França. (POR O GLOBO)