Com gol de Raphinha, lance polêmico com Yamal e duas expulsões do Mallorca, Barcelona vence em estreia na La Liga
O Barcelona, atual campeão espanhol, estreou com gols de Raphinha, Ferran Torres e o jovem Yamal

Por O Globo: O Mallorca recebeu o Barcelona pela estreia do campeonato espanhol, neste sábado, em um jogo recheado de polêmicas no primeiro tempo. O time treinado por Hans Flick começou dominante, mas as decisões do árbitro fizeram sombra ao volume dos catalães. A equipe fez dois gols no início, um com Raphinha e outro com Ferran Torres. No segundo, o atacante aproveitou o espaço deixado por um defensor que caiu no chão após receber o impacto da bola chutada por Lamine Yamal — e em que o juíz não parou o jogo. Logo depois, Yamal ainda sofreu uma falta que resultou na expulsão do meia Morlanes e, cinco minutos depois, viu o árbitro expulsar o atacante Muriqi também. Com um jogo dominado, Barcelona controlou as ações e a promessa espanhola fez o 3 a 0 no último lance do jogo.
O início intenso do Barcelona gerou o gol aos seis minutos do brasileiro Raphinha, de cabeça, após o lançamento de Yamal. A equipe seguiu no ataque e 15 minutos depois o ponta espanhol voltou ao ataque e experimentou de fora da área. A bola, no entanto, parou na cabeça do zagueiro Raillo, que caiu na grande área, logo após cortar a finalização.
De acordo com o protocolo da Fifa, o árbitro deveria ter parado o jogo, mas deixou seguir. E a sobra ficou com o Barcelona. Ferran Torres, então, aproveitou para também tentar de fora da área, mas como estava com uma brecha na marcação — justamente no setor do jogador caído — ele fez um belo gol aos 23 minutos do primeiro tempo.
Pouco depois, o time da casa ainda sofreu uma baixa: o meia Morlanes foi expulso. Lamine Yamal driblou o jogador e recebeu uma falta que resultou no segundo cartão amarelo do meia, que já havia sido penalizado com o amarelo por reclamação.
Pouco depois, aos 39 minutos, o atacante Muriqi também foi expulso, desta vez por acertar o goleiro Joan Garcia no rosto, com a chuteira. Primeiro havia recebido amarleo, mas o VAR entrou em ação e o árbitro voltou atrás na decisão.
As expulsões condicionaram o jogo. O Barcelona diminuiu o ritmo e administrou a vitória. Ainda assim, criou diversas chances perigosas nos espaços deixados pelas expulsões.
Já o Mallorca, se fechou ainda mais no jogo, mas também contou com a sorte em diversos momentos. Um deles foi uma finalização de Raphinha que explodiu na trave.
Mas no último lance do jogo, após tantas tentativas, Lamine cortou da direita para o meio e chutou para o fundo do gol, fechando o placar.