Conheça o Kiala FC, time angolano de futebol, fundado pela cantora Kelly Key e seu marido
A equipe é uma espécie de projeto social, que tem como objetivo ajudar jovens carentes na África

Ícone pop no início dos anos 2000, a cantora Kelly Key, de 42 anos, e o marido, o empresário angolano Mico Freitas, de 44 anos, usaram as redes sociais para comemorar a conquista de dois títulos de categorias de base pelo Kiala FC, da Angola, fundado por eles em 2023. A equipe foi campeã do Campeonato Provincial de Luanda nas categorias sub-17 e sub-19, da série B1.
O Kiala é uma espécie de projeto social e tem como objetivo principal ajudar jovens carentes do continente africano. No início, o clube atendia cerca de 15 atletas em um terreno emprestado. Hoje, o time conta com 70 jogadores, divididos nas categorias sub-17 e sub-19, e oferecem, além dos treinamentos, alimentação e formação em cursos como mecânica, pintura e informática.
Recentemente, o Kiala conseguiu o título de associação de futebol e inaugurou uma sede oficial, que fica situada na zona industrial de Viana, um município com cerca de 3 milhões de habitantes, localizado a 18 quilômetros de Luanda, capital angolana. A estrutura conta com dois campos de grama natural, vestiário e academia. O próximo passo é a construção de um alojamento para receber os atletas.
Kelly Key é a única mulher na presidência de um clube de futebol em Angola e, provavelmente, em todo o continente africano. A própria artista, que tem como inspiração a presidente do Palmeiras, Leila Pereira, faz questão de destacar a importância desse feito em suas redes sociais. Em sua conta oficial no Instagram, a cantora cita o fato como um “ato de resistência e propósito.”
Em entrevista à ESPN, Kelly Key revelou que o termo “Kiala” vem de uma das línguas de Angola, o Tchokwe, em que significa luz e claridade. No site da equipe, uma espécie de e-book traz o significado de cada letra do nome do time: K de kids (criança, em inglês), I de iniciativa, A de Angola, L de liderança, e A de associação.
No ano passado, a cantora anunciou que um dos treinadores do clube seria o ex-lateral-direito da Seleção Angolana, Locó, de 40 anos. O ex-jogador, que se aposentou em 2013, fez parte do elenco da Angola que disputou a Copa do Mundo de 2006, na Alemanha. Até hoje, a participação no Mundial vencido pela Itália é a única dos angolanos na competição internacional.