AUTOMOBILISMO

Copa Hyundai HB20 retoma temporada após sucesso das 3h do Velocitta

Circuito dos Cristais, em Curvelo, no Estado de Minas Gerais, é o palco da sexta etapa de 2025 e recebe campeonato com líderes da classe principal empatados em pontos

Pela terceira vez em sua história, a Copa Hyundai HB20 corre no Circuito dos Cristais. O autódromo, localizado na região de Curvelo, no interior do Estado de Minas Gerais, abre o terço final da temporada 2025, que contará com mais duas etapas: Cascavel, em novembro, e Interlagos, no mês de dezembro.

O circuito de 3.330 metros recebe a primeira etapa desde a bem-sucedida realização das 3h do Velocitta, prova extra-campeonato vencida por Alex Seid, Pedro Henrique Costa e Antônio Junqueira, que contou com a participação de 75 pilotos em 25 carros, entre eles grandes nomes como Nelson Piquet Jr., Thiago Camilo, Gui Salas e Ricardo Maurício.

No ano passado, a chuva foi a grande protagonista da então penúltima etapa de 2024, no mês de novembro. Para a edição deste fim de semana, no entanto, a previsão é a oposta: muito sol e um calorão que vai superar os 30ºC. Cenário perfeito para um campeonato completamente indefinido.

Na classe principal, são dois pilotos empatados na liderança e nove separando os cinco primeiros colocados. Todos eles, inclusive, já venceram nesta temporada: Felipe Malinovski (155 pontos), André Bragantini (155), Adilson Jr. (151), Bruno Testa (146) e Rodrigo Vieira (143). Os cinco carregarão lastro de equilíbrio em seus carros.

Na classe intermediária, a Elite, Bruno Massa é o alvo da vez. Sem parentesco com o Massa vice-campeão da F1, Bruno possui 20 pontos de vantagem para seu concorrente mais próximo, Uli Dias. Os dois vêm em uma grande disputa particular desde o ano passado, quando estrearam na categoria.

Situação parecida vive a classe Super, primeiro degrau dos pilotos que entram na Copa Hyundai HB20: após varrer a etapa de Cascavel, Renato Lima abriu 27 pontos de vantagem para o primeiro líder do ano, Rafael Silva, com Leandro Parizotto torcendo por um tropeço dos dois para tentar se manter vivo.

A primeira prova do fim de semana está marcada para as 16h30 do sábado, com a corrida complementar acontecendo às 10h30. A classificação acontece pouco antes da corrida 1, às 11h do sábado.