Crise na Venezuela atrasa retorno de jogador do Corinthians ao Brasil
Jogador está em processo de reemissão de passaporte e não há previsão de retorno

O elenco do Corinthians se reapresentou neste sábado (3/1) no Parque São Jorge para o início da temporada de 2026. Porém, o início dos trabalhos ficou marcado por algumas ausências, entre elas, a do volante venezuelano José Martínez, que está em processo de remissão de passaporte na Venezuela e não pode deixar o país até que a situação do documento seja resolvida.
A situação se torna ainda mais complicada devido à crise da Venezuela, que, após ataque dos Estados Unidos, teve o líder Nicolás Maduro capturado por forças americanas neste sábado (3/1). Apesar disso, o Corinthians não relaciona o momento de tensão no país com a situação de Martínez.
O Corinthians esclareceu que em setembro de 2025, identificou a necessidade de reemissão do passaporte de Martínez. Porém, após tentar resolução com as embaixadas em São Paulo e Brasília, o Alvinegro foi informado que o prazo para resolução do processo seria de seis meses, ou seja, o jogador ficaria impossibilitado de participar de competições internacionais com o Timão.
Martínez, então, voltou para a Venezuela para aproveitar as férias e iniciar o processo de reemissão do documento. Até que a situação seja resolvida, o atleta não poderá deixar a Venezuela, dessa forma, não há previsão de retorno do atleta ao Brasil. O Corinthians informou que acompanha o desenrolar dos fatos “de perto”.
Outros desfalques
Martínez não foi a única baixa no elenco na representação. A ausência mais notável é a do centroavante Yuri Alberto. O camisa 9 do Timão foi liberado para resolver trâmites burocráticos do processo de obtenção de cidadania europeia. Segundo o Corinthians, a documentação é para fins pessoais do atacante.
Fabrizio Anglieri e Maycon também não se juntaram ao elenco. Ambos estão em processo de renovação contratual com o Corinthians.
Ja Alex Santana, Héctor Fernández e Renato vão se apresentar na segunda-feira (5/1) e irão treinar em horário alternativo.