Da demissão no futebol goiano ao ápice com o Mirassol; veja como foi a temporada de Rafael Guanaes
Com o Mirassol neste ano, Rafael Guanaes possui 18 vitórias, 12 empates e 7 derrotas no Brasileirão Série A

O futebol é uma caixa de surpresas, e o técnico Rafael Guanaes é prova disso. Nesta temporada, o comandante iniciou no Atlético Goianiense, porém a instabilidade no Goianão derrubou o técnico de 44 anos. A reviravolta veio no Mirassol, na disputa do Brasileirão Série A. Sob o comando do treinador, o Leão foi a grande surpresa da competição, carimbando sua vaga para a fase de grupos da Libertadores e fazendo uma campanha histórica na elite do futebol brasileiro.
“Conseguimos fazer algo muito grande. Todos do clube construíram essa campanha linda. Fiquei muito emocionado ao final do jogo, era muito difícil fazer o que aconteceu. Superamos as expectativas. Trabalhamos muito, mas tivemos a bênção de Deus. É um feito histórico e nosso torcedor está muito feliz e grato”, falou Rafael Guanaes ao final da vitória sobre o Vasco, na última rodada.
Leia também: Com gol de ex-Goiás, Mirassol surpreende o Vasco e garante vaga na fase de grupos da Libertadores
A temporada de 2025 foi de real superação para Rafael Guanaes. Isso porque ele chegou ao Atlético Goianiense como uma aposta para brigar pelo título goiano e também pelo acesso na Série B. Porém, no Dragão, as coisas não aconteceram. No time goiano foram apenas 13 jogos, com 5 vitórias, 6 empates e 2 derrotas. A demissão veio nas quartas de final do Goianão, após um empate contra o Inhumas em 1 a 1.
COMUNICADO – RAFAEL GUANAES: O Atlético Clube Goianiense informa a saída do técnico Rafael Guanaes e de seus auxiliares. O clube agradece os profissionais pelos quase três meses de trabalho. Guanaes é um treinador jovem e que vai deixar as portas abertas no clube. Entendemos que… pic.twitter.com/rs3QIeMvYL
— Atlético Goianiense (@ACGOficial) March 2, 2025
A mudança para Rafael Guanaes ocorreu no dia 13 de março, quando acertou com o Mirassol. Sua chegada ao Leão foi um grande desafio, já que ele iria estrear na Série A com um clube também estreante na elite do futebol brasileiro. O início foi complicado: uma derrota na estreia para o Cruzeiro e dois empates. Porém, a virada veio com uma goleada de 4 a 1 sobre o gigante Grêmio.
A desconfiança foi deixada de lado quando o time, que inicialmente chegaria para brigar contra o rebaixamento, emplacou uma sequência de 15 jogos de invencibilidade, com 10 vitórias e 5 empates. A campanha, que já era brilhante, foi coroada nesta última terça-feira (2/12) com a vitória sobre o Vasco, que fez o Mirassol chegar aos 66 pontos e carimbar sua vaga direta para a Libertadores.
“Quando o jogo acabou, eu estava na celebração e lembrei da minha trajetória e de todos que passaram na minha vida. Foi uma trajetória de ascensão, de muito trabalho, de muita ajuda, fé e gratidão por todos que estão fazendo parte da minha história”, relatou o treinador, que soma 18 vitórias, 12 empates e 7 derrotas com o clube na Série A.