Duplantis e McLaughlin-Levrone são escolhidos Atletas do Ano
Campeão incontestável do salto com vara recebe prêmio pela quinta vez

O sueco Armand Duplantis e a americana Sydney McLaughlin-Levrone foram escolhidos como os Atletas do Ano de 2025, anunciou a Associação Internacional de Federações de Atletismo (World Athletics) neste domingo, durante uma cerimônia em Mônaco. Campeão incontestável do salto com vara nos últimos cinco anos (duas medalhas de ouro olímpicas, três campeonatos mundiais e recordista mundial, entre outras honrarias), esta é a quinta vez que Duplantis recebe essa distinção (2020, 2021, 2023, 2024, 2025).
Nesta temporada pós-olímpica, Duplantis conquistou seu terceiro título mundial em Tóquio, onde quebrou seu próprio recorde mundial pela 14ª vez, estabelecendo uma nova marca de 6,30 metros.
Leia também: Jovem peruano narra final da Libertadores do alto de uma montanha
Por sua vez, Sydney McLaughlin-Levrone trocou sua especialidade, os 400m com barreiras, pela mesma distância sem barreiras neste ano, e a aposta valeu a pena, já que ela se tornou campeã mundial na capital japonesa, conquistando também o segundo melhor tempo da história, com 47,78, apenas 18 centésimos de segundo abaixo do recorde estabelecido pela alemã oriental Marita Koch em 1985 (47,60), um dos mais antigos do atletismo.
A velocista completou sua participação em Tóquio com o título no revezamento 4x400m. A atual campeã olímpica dos 400m com barreiras conquistou sua quinta medalha de ouro em campeonatos mundiais. McLaughlin-Levrone não perde uma prova nos 400m (com ou sem barreiras) há dois anos e é a primeira atleta a conquistar o título mundial em ambas as disciplinas.
Curiosamente, ambos têm 26 anos e já haviam dividido este prêmio em 2022, após terem conquistado o prêmio de atletas mais promissores naquele mesmo ano.
Sucesso histórico para María Pérez
A espanhola María Pérez conquistou o prêmio de melhor atleta fora do estádio em uma temporada na qual confirmou seu status como uma das melhores marchadoras da história, ao manter seus títulos mundiais nas provas de 20 km e 35 km. Ela é a primeira mulher a repetir a dobradinha em campeonatos mundiais, um feito alcançado anteriormente apenas por lendas como Usain Bolt, Carl Lewis e Mo Farah.
“História para o atletismo espanhol! Pela primeira vez, uma atleta do nosso país recebe o prêmio de melhor atleta do ano. María Pérez, melhor atleta ‘Fora do Estádio’ no #AthleticsAwards. Parabéns!”, comentou a Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) em seu perfil no Facebook.
O queniano Sebastian Sawe, vencedor das maratonas de Londres e Berlim, recebeu o prêmio masculino nesta categoria. Outro queniano, Edmund Serem, que aos 17 anos conquistou a medalha de bronze nos 3.000m com obstáculos no Campeonato Mundial, e o chinês Zhang Jiale, terceiro colocado no lançamento de martelo em Tóquio, foram escolhidos como os atletas mais promissores. (POR O GLOBO)