METEU ESSA?

Ex-presidente do Santos sugere que Juventude entregue jogo para ajudar a rebaixar o Inter

Segundo Orlando Rollo, o Jaconero precisa ser inteligente e levar o Colorado junto para a Segundona

Restando duas rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro, ainda há muita coisa em disputa na competição nacional. Uma delas é a definição dos clubes que serão rebaixados para a Série B. Com Sport e Juventude já confirmados na segunda divisão do ano que vem, sete equipes brigam para não ficar com as duas últimas vagas no Z-4, que, atualmente, pertencem a Fortaleza e Internacional.

Primeiro time fora da zona de rebaixamento, o Santos é mais um que tenta evitar a queda para a Segundona, da qual foi campeão no ano passado. Para escapar da Série B, o Peixe terá pela frente o Juventude, fora de casa, e o Cruzeiro, na Vila Belmiro. Antes do confronto contra o Jaconero, um comentário feito por Orlando Rollo, ex-presidente do Alvinegro, chamou a atenção nas redes sociais.

Em um post feito pelo Juventude, no Instagram, o dirigente sugeriu que o clube gaúcho “entregue” o jogo contra o Santos e, consequentemente, ajude a rebaixar o Colorado, rival local do Jaconero. Para justificar o comentário, Orlando Rollo pede que a equipe de Caxias do Sul não repita o “erro” do Peixe, que, em 2014, ajudou o Palmeiras a se salvar do rebaixamento ao derrotar o Vitória, na última rodada.

“Sejam inteligentes e levem o Internacional com vcs. Não cometam o mesmo erro que o Santos fez em ressuscitar o Palmeiras em 2014, quando impediu o rebaixamento de um rival”, escreveu Orlando Rollo.

Desde o episódio, o Alviverde empilhou taças, incluindo uma Copa do Brasil, em 2015, e uma Copa Libertadores, em 2020, contra o próprio Santos. Além disso, o Palmeiras conquistou, no período, quatro títulos brasileiros.

O comentário feito por Orlando Rollo, que presidiu o Santos nos três últimos meses de 2020, tem gerado diversas opiniões entre os torcedores do Santos e do Juventude. A maioria das respostas é em tom de apoio. Algumas delas até citam o fato do Internacional ter contratado o técnico Roger Machado quando ele estava à frente do comando do Jaconero.

No entanto, existem, também, reações negativas ao “pedido” de Orlando Rollo. Alguns santistas chegaram a dizer que o comentário feito pelo dirigente é uma vergonha. Já outros chamaram o ex-presidente de incompetente e pediram dignidade, afirmando que o ato envergonha a instituição do Santos Futebol Clube.

Com uma campanha bem similar, o Peixe e o Colorado possuem, até aqui, os mesmo 41 pontos conquistados. O que difere uma campanha de outra é o número de gols (marcados e sofridos). Por conta deste critério de desempate, o Santos aparece, atualmente, fora do Z-4, enquanto que o Internacional é o primeiro time dentro da zona da degola.

Enquanto o Peixe jogará contra Juventude e Cruzeiro nas última duas rodadas, o Colorado terá pela frente o São Paulo, fora de casa, e o Red Bull Bragantino, no Beira Rio. Em quatro cenários possíveis, estão: o rebaixamento dos dois juntos; o rebaixamento de apenas um, sendo ele Santos ou Internacional, e a salvação de ambos. Cada uma dos dois já disputou a Segundona em uma oportunidade.

De acordo com o site Infobola, as chances do Peixe e do Colorado serem rebaixados é a mesma: 46%