futebol europeu

Filho de Zidane surpreende e vai jogar pela Argélia

Luca Zidane, goleiro do Granada, troca França pela possibilidade de defender seleção do país africano, de onde vem sua família

O goleiro Luca Zidane, um dos filhos do craque Zinèdine Zidane, decidiu entrar na briga para defender a seleção da Argélia. Segundo o jornal francês L’Equipe, o jogador de 27 anos obteve autorização da Fifa para atuar pela seleção do país africano.

Luca é goleiro do Granada, da segunda divisão da Espanha. Ele nasceu em Marselha, na França, mas tem dupla nacionalidade argelina. Os avós (pais de Zinèdine), Ismail e Malika, são argelinos.

Leia também: Benfica anuncia José Mourinho como seu novo treinador

Luca Zidane já havia defendido a seleção da França na categoria sub-20 em 2018, mas nunca chegou a atuar pelo time principal. O goleiro foi revelado pelo Real Madrid e passou pelos espanhóis Racing Santander, Rayo Vallecano e Eibar antes de chegar ao Granada. No clube atual, soma quatro partidas na atual temporada.

Com isso, Luca disputará vaga com nomes como Anthony Mandrea (Caen-FRA), Alexis Guendouz (MC Alger-AGL) e Oussama Benbot (USM Alger-AGL), que defendem a seleção argelina em sua posição. Outro nome importante, Alexandre Oukidja (IMT-SER) está lesionado.

A Argélia volta a campo no início de outubro, quando enfrenta Somália e Uganda pelas Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2026. Em dezembro, a equipe disputa a Copa Africana de Nações.

Luca tem outros três irmãos que atuam ou já atuaram no futebol. Enzo, ex-meia, se aposentou aos 29 anos. O meia Theo e o zagueiro Élyaz atuam pelo Bétis, da Espanha. (POR O GLOBO)