DE VOLTA!

Flamengo acerta retorno do meia Lucas Paquetá em negociação mais cara do futebol brasileiro

Clubes chegaram a um acordo após semanas de negociações.

Após semanas de negociações, o Flamengo acertou a contratação do meia Lucas Paquetá, de 28 anos de idade, que estava no West Ham, da Inglaterra. Formado nas categorias de base do Rubro-Negro, o jogador retorna ao Brasil oito anos após deixar o clube e ir para o futebol europeu. Ele chega com status de ser a contratação mais cara da história do futebol brasileiro.

O Flamengo vai desembolsar 42 milhões de euros (R$ 260 milhões) pela contratação em definitivo do atleta, que chega com um contrato de cinco anos. Anteriormente, o West Ham havia aceitado a proposta inicial de 41,250 milhões de euros (R$ 255,9 milhões), mas os clubes não haviam entrado em um acordo em relação ao parcelamento do valor. O Fla então subiu a proposta e vai pagar o valor até 2028.

Paquetá deve chegar ao Brasil até esta quinta-feira (29) e, caso tenha seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta, já poderá fazer sua estreia no próximo domingo na final da Supercopa do Brasil contra o Corinthians.

O jogador pediu para ficar de fora dos últimos treinos e dos jogos do West Ham alegando um incômodo nas costas. Além disso, ele também estava concentrado no retorno ao Brasil. Seu desejo já havia sido informado ao treinador Nuno Espírito Santo. O meia era titular absoluto na equipe inglesa e na temporada 2025/2026 havia disputado 19 jogos, onde marcou cinco gols e deu uma assistência.

Leia também: Flamengo e West Ham chegam a acordo por Lucas Paquetá

Paquetá é cria do Ninho do Urubu e se tornou a contratação mais cara do futebol brasileiro

Paquetá foi revelado nas categorias de base do Flamengo e, em 2016, disputou suas primeiras partidas na equipe profissional. No ano seguinte, conseguiu se firmar na equipe titular e se transferiu para o Milan em janeiro de 2019. Além disso, ele também soma uma passagem pelo Lyon, da França, antes de chegar ao futebol inglês. 

O meia se tornou a maior contratação da história do futebol brasileiro, superando a ida do meia Gerson para o Cruzeiro. Paquetá chega como terceiro reforço Rubro-Negro para 2026. Além dele, o zagueiro Vitão, ex-Inter, e o goleiro Andrew, ex-Gil Vicente, também foram contratados.