FEITO HISTÓRICO

Abel Ferreira ultrapassa Telê Santana e se torna o 5º técnico mais longevo da história do futebol brasileiro

O português superou os cinco anos, três meses e 14 dias de trabalho do ex-são paulino

Técnico com mais títulos na história do Palmeiras, com dez conquistas, Abel Ferreira se tornou, nesta quinta-feira (19/02), o quinto treinador mais longevo da história do futebol brasileiro. Há cinco anos, três meses e 15 dias no comando do Verdão, o português superou Telê Santana, que ocupava o posto.

À frente do trabalho de no Abel no Palmeiras, estão apenas as passagens de Flávio Costa pelo Flamengo (oito anos, entre 1938 e 1946), Henry Welfare pelo Vasco (dez anos e sete meses, entre 1926 e 1937), Lula pelo Santos (12 anos e sete meses, entre 1954 e 1967) e Amadeu Teixeira pelo América-AM (53 anos, de 1955 a 2008).

“Para mim, é um orgulho poder chegar a uma marca como esta. Ela é consequência de um trabalho coletivo bem feito por todos: pela nossa direção, pelas direções anteriores, pelos nossos torcedores e por tudo aquilo que fazemos enquanto staff, enquanto clube e enquanto família. Somos uma equipe que representa muito bem aquilo que são os valores do Palmeiras, que é um estilo de vida e uma forma de ser e estar na vida e no futebol”, disse Abel Ferreira sobre o feito.

Desde que chegou ao Alviverde, Abel Ferreira e sua comissão técnica portuguesa somam 407 partidas, com 236 vitórias, 95 empates e 76 derrotas. Além disso, o comandante é o treinador estrangeiro com mais troféus na história do futebol nacional (dez), com mais títulos de Campeonato Brasileiro (dois) e com mais conquistas de Paulista (três) – e ainda o único técnico estrangeiro a ganhar a Copa do Brasil (em 2020).

Fã de Telê Santana, que teve três passagens pelo Palmeiras (1979-1980, 1990 e 1997), Abel foi surpreendido com uma ligação de Renê Santana, filho do icônico ex-técnico, que deixou um recado emocionante ao português, o parabenizando pelo marco e afirmando que o feito transcende um feito de seu pai.