Fazendo história

Com gol de ex-Goiás, Mirassol surpreende o Vasco e garante vaga na fase de grupos da Libertadores

Estreante na competição, a equipe paulista ocupa a 4ª colocação, com 66 pontos

O Mirassol venceu o Vasco por 2 a 0 na noite desta terça-feira (2/12), em São Januário, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A, e garantiu vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores. Já a derrota mantém o clube cruzmaltino sob forte risco de rebaixamento, obrigando a equipe a torcer por tropeços dos concorrentes na última rodada para evitar a queda. Os gols da vitória paulista foram marcados por Renato Marques e Carlos Eduardo, ex-Goiás, ambos no segundo tempo.

Mesmo atuando fora de casa, o Mirassol iniciou a partida impondo ritmo e apostando em transições rápidas. A primeira boa chance surgiu após erro na saída de bola do Vasco: Léo Jardim recebeu recuo dentro da área, demorou para afastar e Negueba interceptou, mas a bola quicou próximo ao gol e o goleiro conseguiu se recuperar a tempo.

O Vasco respondeu com Rayan. Após dividida de Coutinho no meio-campo, a bola sobrou para o camisa 77, que passou por Negueba e finalizou forte. Walter se esticou e salvou com a ponta dos dedos.

Leia também: Neymar é relacionado para jogo contra o Juventude

A forte chuva antes da partida comprometeu bastante o gramado de São Januário, que ficou com várias poças d’água e dificultou o andamento do jogo. O excesso de erros de passe e condução marcou os primeiros 45 minutos. A melhor chance do Mirassol veio com Renato Marques, que avançou pelo meio, limpou a marcação e soltou uma bomba no centro do gol, mas Léo Jardim defendeu com segurança.

Na volta do intervalo, o Vasco passou a pressionar mais. Andrés Gómez e Rayan criaram boas oportunidades, mas finalizaram para fora. A chance mais clara foi com Paulo Henrique, que arriscou de fora da área, exigindo grande defesa de Walter, que espalmou.

Com o passar do tempo, o ritmo caiu e o jogo se tornou truncado. No entanto, após as mudanças promovidas pelo técnico Rafael Guanaes, ex-Atlético Goianiense, o Mirassol cresceu na partida e conseguiu abrir o placar. Após erro de passe da defesa vascaína, o Leão saiu em contra-ataque rápido e a bola chegou a Renato Marques, que finalizou com precisão no canto para fazer 1 a 0.

Em desvantagem, o Vasco partiu para o ataque e passou a apostar em bolas alçadas na área, mas sem sucesso. David teve a melhor chance do empate, mas finalizou para fora. Já nos acréscimos, em nova escapada, Carlos Eduardo driblou Léo Jardim e fechou o placar, sacramentando a vitória e a classificação histórica do Mirassol à Libertadores.

As equipes voltam a campo no domingo (7/12), às 16h. O Vasco enfrenta o Atlético Mineiro fora de casa, enquanto o Mirassol recebe o Flamengo, no estádio José Maria de Campos Maia.