ESTADUAL

Campeonato Goiano 2026; confira o que já está certo e o que segue indefinido para o estadual

O Campeonato Goiano 2026 deverá iniciar entre os dias 7 e 11 de janeiro e seguirá até o dia 8 de março

Com o fim da temporada se aproximando, aumentam as expectativas para o Campeonato Goiano, que terá mudanças em 2026. Com a alteração do calendário do futebol brasileiro, os estaduais terão apenas 11 datas, diferente da edição deste ano, que, por exemplo, teve 17. Dessa forma, a fórmula de disputa do estadual deverá ser alterada, porém, apenas no conselho técnico essas mudanças serão definidas.

Em relação ao conselho técnico do Campeonato Goiano 2026, o evento ainda não tem data definida, mas a tendência é que ocorra no final de novembro ou, no mais tardar, no início de dezembro. A federação ainda aguarda a definição do Goiás no Campeonato Brasileiro Série B, já que, caso a equipe suba de divisão, a Série A será disputada durante o estadual. Com isso, o calendário pode sofrer alterações.

Apesar de o Campeonato Goiano 2026 ainda ter várias indefinições, a tendência é que ele se inicie entre os dias 7 e 11 de janeiro. Já a grande final está programada para o dia 8 de março. Nesta próxima edição, estão confirmadas 12 equipes, sendo 10 remanescentes de 2025: Abecat, Anápolis, Aparecidense, Atlético Goianiense, Goiatuba, Crac, Goiás, Inhumas, Jataiense e Vila Nova, além dos dois times que subiram: Anapolina e Centro-Oeste.

Leia também: Com acesso de Anapolina e Centro Oeste, confira quem são os times do Goianão em 2026

Goianos em competições nacionais

Em 2026, além do Campeonato Goiano, a maioria das equipes da elite do estadual terá calendário nacional para disputar. O Goiás é o único que ainda não tem competição confirmada, mas jogará a Série A ou a Série B. Já Atlético Goianiense e Vila Nova irão disputar a segundona, enquanto o Anápolis está garantido na Série C. Vale destacar que esses quatro clubes também têm vaga na Copa do Brasil 2026 — os três últimos via campeonato estadual e o Goiás pelo Ranking Nacional de Clubes.

O Campeonato Brasileiro Série D contará com o maior número de goianos na disputa: serão cinco no total. Abecat, Crac e Inhumas garantiram suas vagas por meio do Campeonato Goiano 2025. Já Aparecidense e Goiatuba foram incluídos pela nova regra da CBF, que concede uma vaga direta às equipes que avançaram até a segunda fase da edição anterior.

Leia também: Com mudança na Série D, estado de Goiás terá 5 representantes na Quarta Divisão em 2026