Mundial

Com Brasil no pote 1, Fifa sorteia os grupos da Copa do Mundo de 2026 nesta sexta

Entenda o novo modelo do Mundial, as principais novidades, as divisões dos potes e onde acompanhar o sorteio

A Fifa realiza nesta sexta-feira (5/12) o sorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026. O evento acontece em Washington, nos Estados Unidos, a partir das 14h (horário de Brasília), e vai definir os primeiros confrontos das 48 seleções que disputarão o Mundial. Já garantido na competição, o Brasil aparece como cabeça de chave e está no pote 1.

A cerimônia terá transmissão em rede nacional, com cobertura da TV Globo, SBT, do canal fechado SporTV e também das plataformas digitais, como a Cazé TV.

Pela primeira vez na história, a Copa do Mundo contará com 48 seleções, distribuídas em quatro potes com 12 equipes cada, de acordo com o ranking da Fifa. As seleções que ainda disputam vaga por meio das repescagens foram alocadas no pote 4. Outra novidade desta edição é a realização do torneio em três países-sede: Estados Unidos, Canadá e México.

Leia também: Messi admite que pode ficar fora da Copa e diz que, ‘na pior das hipóteses’, assistirá como torcedor

Com o novo formato, a competição terá duração recorde de 39 dias e passa a contar com uma fase eliminatória a mais: a fase de 16ª de final, que se soma às tradicionais oitavas, quartas, semifinais e decisão.

O Brasil divide o pote 1 com os anfitriões Canadá, Estados Unidos e México, além de potências como Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Alemanha e Bélgica. Por serem sedes, os três países já têm grupos definidos: o México será o cabeça de chave do Grupo A, o Canadá do Grupo B e os Estados Unidos do Grupo D.

A Fifa também adotou um critério especial para as quatro seleções mais bem colocadas no ranking mundial, Espanha, Argentina, França e Inglaterra. Elas serão posicionadas em lados opostos do chaveamento do mata-mata, de forma que só possam se encontrar a partir das semifinais, caso avancem como líderes de suas chaves.

Como ocorre tradicionalmente, há restrições continentais no sorteio. Seleções do mesmo continente não poderão ficar no mesmo grupo, com exceção da Europa, que terá 16 representantes e poderá contar, no máximo, com dois times por chave.

A dinâmica seguirá a ordem dos potes: primeiro será sorteado o pote 1, seguido pelos potes 2, 3 e, por fim, o pote 4, que reúne também as vagas ainda indefinidas. A Fifa informou que a tabela completa, com datas, horários e locais das partidas, será divulgada apenas em um novo evento, marcado para este sábado (6/12).

Confira a divisão dos potes:

Pote 1: Canadá, México, Estados Unidos, Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Brasil, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha.

Pote 2: Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.

Pote 3: Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.

Pote 4: Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti, Nova Zelândia, Repescagem Europa A, Repescagem Europa B, Repescagem Europa C, Repescagem Europa D, Repescagem Intercontinental 1 e Repescagem Intercontinental 2.