MERCADO DA BOLA

Premier League quebra recorde e ultrapassa a barreira dos R$ 21 bilhões em gastos com reforços na janela

O Liverpool fechou a contratação recorde da Premier League, após fechar com o atacante Alexander Isak por £ 125 milhões

Por O Globo: O gasto recorde de 3 bilhões de libras (cerca de R$ 21 bilhões) durante a janela de transferências de verão consolida ainda mais a Premier League como a “mais competitiva do futebol mundial”, de acordo com os especialistas financeiros da Deloitte. O período fechou de forma dramática na noite de segunda-feira, quando o Liverpool anunciou a contratação recorde britânica do atacante do Newcastle Alexander Isak por £ 125 milhões, após um dia de grandes movimentações.

O gasto bruto de mais de £ 3 bilhões durante a janela é cerca de £ 650 milhões maior do que o recorde anterior de £ 2,4 bilhões estabelecido em 2023, de acordo com a Deloitte.

É o terceiro verão consecutivo em que os gastos brutos ultrapassam £ 2 bilhões e o primeiro em que chegam a £ 3 bilhões. Os gastos superaram os do restante das cinco grandes ligas da Europa, representando 51% do gasto bruto total entre o grupo — Premier League, La Liga, Bundesliga, Série A e Ligue 1.

Tim Bridge, sócio-líder do Deloitte Sports Business Group, disse: — Um terceiro verão recorde de gastos na Premier League em quatro anos envia um forte sinal de que, apesar dos gastos moderados no resto do continente, os clubes não têm planos de diminuir seus investimentos no produto em campo.

— Com mais times ingleses do que nunca competindo em competições europeias, mais do que qualquer outra liga na Europa, os clubes da Premier League estão buscando atrair os melhores talentos e consolidar ainda mais a liga como a mais competitiva do futebol mundial — completou ele.