jogador

Goiano é eleito o melhor do Brasil no futebol para pessoas com paralisia cerebral

Anapolino Vini Gol teve um AVC aos 16 anos e começou no futebol em 2022

O reconhecimento de um goiano eleito o melhor do Brasil no futebol para pessoas com paralisia cerebral movimentou as redes sociais nesta semana e emocionou torcedores de todo o país. O responsável pela conquista é Vinícius Araújo, o Vini Gol, de 22 anos, natural de Anápolis.

Os vencedores do Prêmio Paralímpico 2025 foram anunciados na última terça-feira (9), durante cerimônia em São Paulo, com homenagens do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) aos atletas que se destacaram ao longo do ano. Entre eles, Vinícius brilhou e levou o principal reconhecimento da modalidade.

“Com o coração transbordando de emoção e gratidão, posso compartilhar essa conquista com vocês”, escreveu o jogador ao celebrar a vitória. Segundo o CPB, Vini sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico aos 16 anos, que afetou os movimentos do lado esquerdo do corpo. Ele iniciou no futebol para pessoas com paralisia cerebral apenas em 2022 — mas, desde então, viveu uma ascensão meteórica.

Em 2025, o craque se consolidou como protagonista no cenário nacional e internacional. Foi artilheiro e melhor jogador da Copa América, artilheiro do Campeonato Brasileiro — onde também ficou com o vice-campeonato — e campeão da Paracopa SESC.

“Foi um ano em que fui artilheiro do Campeonato Brasileiro e da Copa América. Estar aqui é a realização de um sonho, sempre quis viver isso e vou levar este momento para sempre”, disse Vinícius ao CPB.

Nas redes sociais, Vini Gol compartilhou também a foto do “mural dos sonhos” que criou anos atrás, destacando que cada imagem, frase e objetivo colado ali representava fé, coragem e esperança.

“Eu orei, trabalhei, chorei, caí e levantei. Hoje realizo um sonho”, escreveu. Ele também dedicou o prêmio a todos que o apoiaram em sua trajetória. “É um troféu de superação, fé e persistência.”