CLÁSSICO

Goiás x Vila Nova: esmeraldino domina o retrospecto geral, mas colorado não perde o clássico há 10 jogos

Com 15 pontos, o Vila Nova lidera o Goianão e o Goiás é o segundo colocado, com 14 pontos

Goiás e Vila Nova se enfrentam neste domingo (01/02), pelo Campeonato Goiano, em mais um capítulo de uma das maiores rivalidades do futebol estadual. A bola rola às 18h30, no estádio da Serrinha, que tem expectativa de casa cheia. Além de valer a liderança do Goianão, o clássico também chama atenção pelos números e pelo retrospecto recente, marcado por um tabu a favor do Tigrão.

Leia também: Goiás x Vila Nova: prováveis escalações e tudo sobre o clássico que vale a liderança do Goianão

O Goiás não vence o rival há dez partidas e busca, neste confronto, encerrar a sequência negativa. Do outro lado, o Vila Nova tenta ampliar a série invicta diante do maior adversário. O tabu colorado engloba jogos disputados em competições regionais e nacionais. Nesse período, o Tigrão venceu seis vezes e empatou outras quatro. A última vitória esmeraldina no clássico aconteceu no Campeonato Goiano de 2023, quando o Goiás venceu por 1 a 0, na própria Serrinha.

Apesar do momento recente favorável ao Vila Nova, o retrospecto geral do clássico aponta ampla vantagem do Goiás. Ao longo da história, as equipes já se enfrentaram 332 vezes, com 153 vitórias do Esmeraldino, contra 88 do colorado, além de 91 empates. O Goiás marcou 484 gols, enquanto o Vila Nova balançou as redes 349 vezes.

Quando atua como mandante, o domínio alviverde é ainda mais expressivo: são 107 vitórias do Goiás, contra apenas 19 do Vila Nova, além de 45 empates. Já especificamente no estádio da Serrinha, o equilíbrio é maior. Em 12 confrontos disputados no local, cada equipe venceu quatro vezes, com outros quatro empates.

Com ingredientes de sobra dentro e fora de campo, o clássico promete fortes emoções. O Vila Nova entra em campo na liderança do Goianão, com 15 pontos, e mantém a ponta mesmo em caso de empate. Já o Goiás, segundo colocado com 14 pontos, precisa vencer para ultrapassar o rival e assumir o topo da tabela.