Jogos da Advocacia Nacional reúnem 2 mil atletas em Goiânia
Competições terão início na próxima segunda-feira (3)

As advogados e advogadas de todos o País aportam em Goiânia a partir desta segunda-feira (3 de julho) para os I Jogos da Advocacia Nacional. Realizado pelo Coordenação Nacional das Caixas de Assistências dos Advogados (CONCAD) e sediado pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) e pela Caixa de Assistência do Estado de Goiás (Casag), o evento reúne cerca de 2 mil participantes em 19 modalidades esportivas tradicionais, como basquete e futebol, e modernas/inclusivas, como beach tennis, crossfit e xadrez até sábado (8 de julho).
As disputas, que acontecem no Centro Esportivo e de Lazer – CEL da OAB/CASAG, em Aparecida de Goiânia-GO, Balada Beach Club e SESI Ferreira Pacheco, têm como foco a inclusão.
O presidente da OAB-GO, Rafael Lara Martins, destacou a importância do evento. ”A OAB Goiás apoia o esporte classista, em suas mais amplas modalidades e tem como meta de gestão o seu incentivo”.
O presidente da Casag, Jacó Coelho, assegura que a Caixa de Assistência está pronta para receber os atletas. “Este evento é mais uma das formas de marcar a história do sistema”.
Wanessa Pinheiro, presidente do CEL, por sua vez destaca a importância do evento: “É uma alegria sermos anfitriões de um evento esportivo com tamanha importância no âmbito nacional”.
Serão 19 disponíveis, sendo fixas e por demanda. As categorias incluem: futebol society, futebol 11, vôlei de praia, vôlei de quadra, beach tennis, futevôlei, judô, jiu-jitsu, tênis, natação e cross. Já as modalidades por adesão, aquelas que dependem de um número mínimo de participantes, incluem tênis de mesa, basquete 3×3, xadrez, futmesa, corrida 5 km e 10 km, tiro, sinuca.
Cada atleta poderá participar de até duas modalidades; a idade a ser considerada para efeitos de classificação e inserção em categorias, é a que o atleta terá até 31 de dezembro deste ano. Também serão disputadas na categoria para Pessoa com Deficiência – PCD, na modalidade corrida.
Os últimos eventos esportivos nacionais que reuniram a advocacia foram em 2017, 2018 e 2019 na versão dos Jogos de Verão.