Lucas Braathen conquista a prata no slalom gigante em etapa italiana da Copa do Mundo de esqui
Ele é a principal esperança de dar ao Brasil uma inédita medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno

Lucas Pinheiro Braathen conquistou neste domingo o segundo lugar na etapa de Alta Badia, na Itália, da Copa do Mundo de slalom gigante. O brasileiro, nascido na Noruega, chegou apenas 0s18 atrás do austríaco Marco Schwarz, após as duas descidas da competição de esqui alpino.
Este foi o sétimo pódio de Braathen sob a bandeira brasileira, o terceiro no slalom gigante, que não é sua especialidade.Antes, ele também havia levado a prata em Beaver Creek, nos Estados Unidos, e Kranjska Gora, na Eslovênia. Já no slalom, o brasileiro foi ouro na etapa de Levi, na Finlândia, prata em Adelboden, na Suíça, e bronze em Kitzbühel, na Áustria, e Hafjell, na Noruega, todos neste ano.
Nesta segunda-feira, o brasileiro volta à pista nevada de Alta Badia para a disputa do slalom, competição na qual ocupa o 3º lugar na Copa do Mundo, atrás do norueguês Timon Haugan e do francês Paco Rassat. As descidas estão programadas para as 6h e 9h30 (horário de Brasília).
Lucas é a principal esperança de dar ao Brasil uma inédita medalha nos Jogos Olímpicos de Inverno, que serão realizados em fevereiro de 2026, nas cidades de Milão e Cortina D’Ampezzo, na Itália.
Nascido em Oslo, na Noruega, o esquiador de 25 anos carrega o sobrenome Pinheiro, de sua mãe, a brasileira Alessandra, que o teve como fruto do relacionamento com o norueguês Björn Braathen. (POR O GLOBO)