HISTÓRICO

Lucas Pinheiro Braathen faz história e conquista primeiro ouro do Brasil nas Olimpíadas de Inverno

Brasileiro pode conquistar mais uma medalha nas Olimpíadas

O brasileiro Lucas Pinheiro Braathen conquistou a primeira medalha de ouro da história do Brasil e da América do Sul neste sábado (14) na prova de esqui alpino – Slalom Gigante das Olimpíadas de inverno Milão-Cortina. A competição foi dividida em duas etapas.

Na primeira, Lucas foi o primeiro esquiador a descer a montanha e fez o tempo de 1m13s92 e ficou na frente do atual campeão olímpico, o suíço Marco Odermatt. Na segunda etapa, o brasileiro realizou a prova em 1:11.08 e ficou com a medalha de ouro. A definição dos medalhistas aconteceu pela soma dos tempos de ambas as apresentações.

Essa foi a primeira medalha de ouro do Brasil na história das Olimpíadas de Inverno. Até então, Isabel Clark detinha o melhor resultado do país quando ficou na 9ª posição no snowboard cross, nos Jogos de Turim, em 2006.

Leia também: Entre drones e ciberdefesa: Itália monta uma das maiores operações de segurança da história para Jogos Olímpicos de Inverno


Lucas ainda pode conquistar mais uma medalha

A medalha consagra a excelente fase de Lucas nesta temporada. Agora, ele chega à marca de dez provas consecutivas entre os cinco primeiros colocados tanto no slalom gigante quanto no slalom, suas especialidades. Também representa sua redenção olímpica. Em Beijing 2022, ainda pela Noruega, ele não completou as duas provas que disputou.

Lucas, nascido em Oslo, capital da Noruega, é filho de norueguês com uma brasileira e já há algum tempo optou por representar o Brasil. Agora, ele pode voltar a conquistar medalhas nas Olimpíadas, já que ele volta a competir na segunda-feira (16), quando disputa as provas de slalom.