GINÁSTICA RÍTMICA

Mirando primeira medalha no Mundial de Ginástica Rítmica, conjunto brasileiro escolhe ‘Evidências’ para empolgar público

A seleção brasileira escolheu a canção por conta da possibilidade de apoio maciço do público

Desde a última quarta-feira (20/08), a cidade de do Rio de Janeiro sedia a 41ª edição do Mundial de Ginástica Rítmica. Esta é a primeira vez que um país sul-americano e, consequentemente, o Brasil, recebem a competição. A competição conta com mais de 300 atletas, de 77 nacionalidades diferentes.

Competindo em casa, o conjunto brasileiro, que vive um grande momento, tenta fazer história e alcançar, pela primeira vez, um lugar no pódio. Além da boa fase vivida pela seleção, a busca pelo resultado inédito se alia a um marco da música brasileira: a canção “Evidências”, da dupla Chitãozinho e Xororó.

Apontada por muitos como um “hino nacional não oficial”, a música “Evidências” foi escolhida pelo conjunto brasileiro por conta da alta expectativa pela interação com o público. De acordo com Camila Ferenzin, técnica da seleção, a torcida passará uma “energia maravilhosa” para as atletas brasileiras durante a execução da canção.

“Desde quando a gente escolheu “Evidências”, a gente imaginou o ginásio todo cantando a nossa música, acho que vai ser de arrepiar. Não vai ter como não se comover com essa torcida, essa energia maravilhosa”, projeta Camila.

Depois da frustração na Olimpíada de Paris, no ano passado, onde não contou com Victoria Borges, lesionada, a seleção brasileira se reergueu e encontrou sua melhor versão e, hoje, concorre na série olímpica, obtida pela somatória das duas provas: a série simples de cinco fitas e o conjunto misto, com três bolas e dois arcos.

Atualmente, o conjunto brasileiro é composto pela capitã Duda Arakaki, que lidera o grupo, que ainda conta com Nicole Pircio, Sofia Madeira, Maria Paula Caminha e Mariana Gonçalves. Durante dois momentos da apresentação do quinteto, o volume da música diminuirá, para dar espaço ao coro do público.

As finais e o encerramento do torneio acontecerão neste domingo (24/08). A decisão começará com a disputa pelo título individual do arco (das 11h às 11h35). Na sequência, das 11h40 às 12h15, é a vez de mais uma prova individual: a das bolas. A primeira disputa em conjunto será a das cinco fitas, que acontecerá entre 12h50 e 13h35. A agenda seguirá com mais duas brigas individuais: a das maças e a das fitas. Por fim, as “três bolas e dois arcos”, em conjunto, fecham o Mundial.