DE OLHO NA PRÓXIMA TEMPORADA

Mudanças no elenco do Goiás; saiba quem deve continuar para 2026

Após o desastroso fim de temporada, onde não atingiu seu objetivo principal para o ano, o Esmeraldino já começa a pensar em 2026

Depois de ver o acesso para a Série A ficar no quase pelo segundo ano consecutivo, o Goiás já pensa na temporada de 2026. Nesta segunda-feira (01/12), o clube anunciou o ex-goleiro Michel Alves como seu novo diretor de futebol. A partir de agora, o novo dirigente esmeraldino, que estava por último no Novorizontino, passa a participar diretamente da montagem do elenco para a próxima temporada.

A missão para 2026 é ter um ano oposto ao que foi 2025, quando o Esmeraldino passou longe de seus objetivos estabelecidos para a temporada. A começar pelo Campeonato Goiano. Sem conquistar o estadual desde 2018, o Goiás acabou sendo eliminado na fase semifinal pelo seu maior rival, o Vila Nova, que acabaria chegando ao título da competição, no Estádio Serra Dourada.

Fora da disputa da Copa do Brasil, o Esmeraldino apostou suas fichas na Copa Verde. Mesmo com um time alternativo em diversas fases do torneio, o clube acabou chegando à decisão. Mas, assim como no Goianão, o Estádio Serra Dourada presenciou outro ponto negativo do ano alviverde. Depois de empatar, fora de casa, no jogo de ida, o Goiás perdeu a competição para o Paysandu, na disputa por pênaltis.

Na Segundona, principal campeonato disputado pelo Esmeraldino em 2025, a equipe começou da melhor maneira possível. Com uma campanha quase perfeita, o Goiás terminou o primeiro turno com 37 pontos (2 a mais que o Coritiba) e foi o campeão simbólico da primeira metade do campeonato. No entanto, o time alviverde oscilou bastante no segundo turno, o que acabou custando o acesso à elite.

Ao todo, o ano de 2025 do Esmeraldino teve 60 jogos. No período, o Goiás conquistou 25 vitórias, 20 empates e 15 derrotas. O clube terminou a temporada com um aproveitamento superior a 50%. No entanto, como citado anteriormente, sem atingir as metas traçadas para 2025. Além disso, a diretoria foi alvo de críticas duras na reta final da Série B do Campeonato Brasileiro.

Uma semana após a derrota para o Remo, na última rodada da Segundona, o Esmeraldino já começa a se movimentar para 2026. Com reapresentação marcada para o dia 27 de dezembro, o Goiás já está de olho no mercado de transferências para reforçar seu elenco. Mas, além peças que chegarão, a janela de contratações também servirá para que jogadores deixem o clube.

Todos os setores passarão por reformulação. A começar pelo gol. Com contrato longo (até 2028), Tadeu é unanimidade e permanecerá na equipe, assim como Ezequiel, terceiro goleiro em 2025, que tem vínculo até o ano que vem. Já Thiago Rodrigues, que está no Esmeraldino desde 2024 e que disputou apenas dois jogos, vê seu ciclo se encerrando e tem situação indefinida para 2026.

Nas laterais, Diego Caito (2028) e Moraes Jr. e Danilo (2027) também possuem contratos longos e vão permanecer. Já Fábio, Lucas Lovat e Willean Lepo veem seus vínculos próximos do fim. Os dois primeiros não permanecem. Já o terceiro, assim como Thiago Rodrigues, vive uma indefinição quanto a sua continuidade para a próxima temporada.

Para a zaga, todos os cinco nomes (Anthony, Luiz Felipe, Lucas Ribeiro, Messias e Titi) têm contrato até o final do ano que vem. No entanto, apenas o último deles deve seguir para outros caminhos. Contratado no meio da temporada, o defensor, de 37 anos, que estava no Fortaleza, deve ter seu vínculo rescindido. Com a camisa esmeraldina, foram 15 partidas disputadas e uma assistência dada.

Já no setor dos volantes, apenas Gonzalo Freitas tem contrato até o fim de 2025. O uruguaio é mais um que deixará o Goiás, assim como Marcão, que, mesmo tendo vínculo para o ano que vem, não deve continuar no clube. Para a próxima temporada, seguirão no elenco: Baldória, que tem acordo firmado até 2028, e a dupla Juninho e Lucas Rodrigues, ambos com acerto até 2026.

No meio de campo, a situação é mais simples. Alan Stence, Brayann e Jean Carlos possuem contrato para a próxima temporada e continuam. Já Rafael Gava, que tem vínculo apenas até o fim deste ano, é mais um que vive a mesma indefinição de Thiago Rodrigues e Willean Lepo. O jogador pode ser mais um a deixar a equipe.

Setor com mais atletas, o ataque também passará por mudanças. Os garantidos para 2026 são: Anselmo Ramon, Jajá, Pedrinho e Wellington Rato, que permanece no Esmeraldino para tratar a lesão sofrida durante a temporada. Já Esli García, que tem contrato para o ano que vem, deve ser mais um a sair, assim como Arthur Caíke e Welliton Matheus, que não renovarão seus acordos, que vão até o fim de 2025.