AUTOMOBILISMO

Na reinauguração do Autódromo de Brasília, Felipe Fraga vence corrida sprint da Stock Car

Líder do campeonato, o piloto da Eurofarma RC ampliou vantagem e deu passo importante rumo ao título

O automobilismo brasileiro vivenciou um sábado (29/11) histórico. Depois de pouco mais de 11 anos, o Autódromo Internacional de Brasília voltou a receber uma prova da Stock Car Pro Series. Em tarde marcada por várias intervenções do safety-car, Felipe Fraga, da Eurofarma RC, comemorou a vitória e deu enorme passo para a conquista do bicampeonato.

Corrida mais curta do fim de semana, com 30 minutos mais uma volta, a sprint deste sábado (29/11) em Brasília teve pouco tempo de pista com a bandeira verde em razão de intervenções do safety-car, acionados em razão de incidentes de pista. Tal cenário influenciou de forma determinante na campanha dos pilotos em razão da necessidade do cumprimento do pit-stop obrigatório.

Do meio para o fim da prova, o top-3 foi formado por Ricardo Zonta (RCM Motorsport), seguido por Julio Campos (Crown Racing) e o pentacampeão Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli). Esta foi a ordem de pista na bandeirada, mas os três, entre outros pilotos, foram desclassificados da corrida por não terem cumprido o procedimento obrigatório de pit-stop.

As punições alçaram o líder do campeonato de décimo para primeiro lugar, sendo declarado vencedor da corrida sprint em Brasília. Com mais 55 tentos anotados neste sábado (29/11), Fraga deu grande passo em direção ao seu segundo título na Stock Car Pro Series. O segundo lugar ficou com o ascendente Arthur Leist (Crown Racing), enquanto o dono da casa, Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports) foi o terceiro em sábado iluminado.

Esta foi somente a segunda vitória de Felipe Fraga na temporada, repetindo o feito alcançado na corrida de abertura do calendário, no mês de maio, em Interlagos. O piloto do Tocantins chegou a 22 triunfos na categoria, superou Xandy Negrão e agora é o oitavo com mais primeiros lugares na história da Stock Car.

Corrida sprint, resultado final
1º – Felipe Fraga (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), 13 voltas em 32min53s366
2º – Arthur Leist (Crown Racing/Toyota Corolla Cross), a 0s397
3º – Nelson Piquet Jr. (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 0s782
4º – Daniel Serra (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 1s470
5º – Denis Navarro (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 2s260
6º – Arthur Gama (Full Time Gazoo Racing/Toyota Corolla Cross), a 3s347
7º – Zezinho Muggiati (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross), a 3s841
8º – Lucas Kohl (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker), a 5s036
9º – Gabriel Casagrande (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker), a 6s745
10º – Felipe Baptista (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 7s249
11º – Allam Khodair (Blau Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross), a 9s173
12º – Vicente Orige (Scuderia Bandeiras Sports/Mitsubishi Eclipse Cross), a 10s813
13º – Gianluca Petecof (CAR Racing KTF/Mitsubishi Eclipse Cross), a 11s127
14º – Thiago Camilo (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 12s841

Não completaram
Cesar Ramos (Ipiranga Racing/Toyota Corolla Cross), a 6 voltas
Guilherme Salas (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker), a 9 voltas
Rubens Barrichello (Full Time Cavaleiro/Toyota Corolla Cross), a 12 voltas
Gaetano Di Mauro (Eurofarma RC/Mitsubishi Eclipse Cross), a 13 voltas

Excluídos
Ricardo Zonta (RCM Motorsport/Mitsubishi Eclipse Cross)
Julio Campos (Crown Racing/Toyota Corolla Cross)
Cacá Bueno (Scuderia Chiarelli/Chevrolet Tracker)
Felipe Massa (TMG Racing/Chevrolet Tracker)
Lucas Foresti (A.Mattheis Vogel/Chevrolet Tracker)
Ricardo Maurício (Valda Cavaleiro Sports/Chevrolet Tracker)
Átila Abreu (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker)
Rafael Reis (CAR Racing Sterling/Toyota Corolla Cross)
Helio Castroneves (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet Tracker)
Rafael Suzuki (TMG Racing/Chevrolet Tracker)
Enzo Elias (Scuderia Bandeiras/Chevrolet Tracker)