Para definir finalistas, Stock Car volta a Brasília após onze anos
Reinauguração do autódromo do Distrito Federal determinará quem vai para a última etapa, em Interlagos, com chances de ser campeão

Depois de onze anos, Brasília irá reinaugurar uma das principais praças do esporte a motor nacional. No próximo final de semana, o Autódromo de Brasília voltará a funcionar de forma oficial e terá como primeira competição nesta nova fase a Stock Car Pro Series, a principal categoria do automobilismo brasileiro.
A etapa, que será a 11ª e penúltima da categoria na temporada de 2025, vai definir quem serão os pilotos que decidirão o 46º título de sua história duas semanas depois, nos dias 13 e 14 de dezembro, no Autódromo Internacional José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo.
O complexo foi inaugurado em 1974, pelo presidente da República à época, Emílio Garrastazu Médici, recebendo uma corrida extracampeonato do Mundial de Fórmula 1 vencida por Emerson Fittipaldi. Na Stock Car, Brasília fez parte do calendário da primeira temporada, em 1979, e recebeu 39 corridas da categoria até 2014.
O maior vencedor da história da Stock Car na Capital Federal é o tetracampeão Paulo Gomes, com sete triunfos. Em atividade, quem ostenta mais primeiros lugares em Brasília é o pentacampeão Cacá Bueno, que vem de pódio na etapa que representou a inauguração do Autódromo Internacional de Mato Grosso na capital, Cuiabá.
O regresso de Brasília ao calendário também representará a introdução do traçado mais longo em atividade no automobilismo brasileiro. Com 5.384 metros, a pista principal reúne 16 curvas (nove à direita e sete à esquerda), percorridas em sentido horário.
Briga pelo título
Levando em conta as etapas de Brasília e a Super Final, em Interlagos, ainda estarão em jogo 274 pontos. Na matemática do título, quando são consideradas as pontuações absolutas de cada piloto, os oito primeiros colocados seguem na briga pelo Troféu dos Campeões. Os descartes das cinco piores pontuações de cada competidor serão aplicados ao término da etapa do Distrito Federal, e todos os pilotos com margem inferior a 137 tentos em relação ao líder vão a São Paulo com possibilidades matemáticas de levantar a taça mais cobiçada do automobilismo brasileiro em 2025.
Classificação do campeonato após dez etapas
1º Felipe Fraga, 790 pontos
2º Gaetano Di Mauro, 722
3º Enzo Elias, 618
4º Gabriel Casagrande, 618
5º Arthur Leist, 605
6º Guilherme Salas, 603
7º Thiago Camilo, 592
8º Nelson Piquet Jr., 575
9º Julio Campos, 494
10º Ricardo Maurício, 487
11º Rafael Suzuki, 475
12º João Paulo de Oliveira, 448
13º Cesar Ramos, 432
14º Felipe Baptista, 430
15º Rubens Barrichello, 430
16º Gianluca Petecof, 417
17º Daniel Serra, 411
18º Lucas Foresti, 410
19º Allam Khodair, 408
20º Felipe Massa, 401
21º Atila Abreu, 399
22º Cacá Bueno, 388
23º Arthur Gama, 338
24º Bruno Baptista, 332
25º Ricardo Zonta, 322
26º Denis Navarro, 322
27º Zezinho Muggiati, 252
28º Rafael Reis, 227
29º Helio Castroneves, 217
30º Lucas Kohl, 205
31º Vicente Orige, 160
32º Antonella Bassani. 25